Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25987
Título: | Resolução criativa de problemas de âmbito comunitário em adolescentes do ensino profissional |
Autor(es): | Alves, Mariana Moreira |
Orientador(es): | Morais, Fátima |
Palavras-chave: | Criatividade Inteligência emocional Motivação Future problem solving program Aprendizagem Creativity Emotional intelligence Motivation Learning |
Data: | 24-Jul-2013 |
Resumo(s): | A criatividade é um requisito essencial e consensual na atualidade,
nomeadamente no contexto educativo. O treino de competências de resolução
criativa de problemas nos alunos é então uma necessidade, mas também uma
lacuna, no panorama português. Este estudo visou uma análise exploratória do
impacto do programa “Future Problem Solving” (programa de treino em
competências de resolução criativa de problemas) a nível de competências
criativas (abstração de títulos, fluência, resistência fechamento, elaboração,
originalidade e vigor criativo), da motivação para a aprendizagem e da
inteligência emocional. Foram alvo do programa 40 adolescentes do Ensino
Profissional (3 turmas, respetivamente do 10º , 11º e 12º ano de escolaridade).
Nos momentos pré e pós teste usaram-se os instrumentos de medida Torrance
Tests of Creative Thinking (TTCT); forma figurativa (adaptado por Azevedo,
2007); ESCQ – Emotional Skills and Competence Questionnaire (adaptado por
Santos e Faria, 2005) e a Escala de Motivação para a Aprendizagem (
adaptado por Azevedo & Morais – cf. Azevedo et al, 2012).
O programa foi aplicado durante o ano letivo 2011/2012 nos meses de
Dezembro a Abril, no contexto de sala de aula e da disciplina de TPIE
(Técnicas Pedagógicas e Intervenção Educativa), trabalhando-se conteúdos
programáticos de caráter psicossocial. Os resultados indicam diferenças
estatisticamente significativas na Fluência e na Originalidade, assim como na
Motivação para a Aprendizagem, no sentido da superioridade do momento de
pós-teste. Algumas limitações devem ser apontadas ao estudo, nomeadamente
a inexistência de um grupo controlo e o número reduzido de participantes.
Contudo, alguma reflexão pode ser feita a partir dos resultados no sentido da
viabilidade e pertinência da aplicação deste programa no contexto da infusão
curricular, estando presente, neste caso, o cenário psicossocial quer nos
conteúdos que serviram o treino de competências, quer no facto de a amostra
corresponder a futuros atores de intervenção neste domínio. Creativity is an essential requirement and consensual nowadays, particularly in the educational context. The training of creative problem-solving skills in students is then a necessity in this context and a gap in the Portuguese reality. This study objective was to perform an exploratory analysis of the impact of the programme "Future Problem Solving" (training program in creative problem-solving skills) regarding the level of imaginative skills (titles abstraction, fluency, closure resistance, development, creativity and creative force), motivation, and emotional intelligence. The programme targeted 40 teenagers attending vocational education (3 classes, the 10th, 11th and 12th year of schooling respectively). The following measuring instruments were used previously and after the test: Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT) – figurative form (adapted by Azevedo, 2007); ESCQ – Emotional Skills and Competence Questionnaire /adapted by Santos e Faria, 2005) and the Learning Motivation Scale (Escala de Motivação para a Aprendizagem (adapted by Morais and Azevedo, cf. Azevedo et al. 2012). The program was in effect during the school year 2011/2012, from December to April, in the classroom context and as part of the subject TPIE (Pedagogical Techniques and Educational Intervention) working on contents of psychosocial character. The results indicate statistically significant differences on Fluency and Creativity, as well as on the Motivation for Learning, in the sense of superiority of the post-test evaluation. Some limitations should be pointed out from the study, in particular the lack of a control group and the reduced number of participants. However, an assessment can be made from the results in order of relevance and feasibility of implementing this program in the context of the curricular implementation, being present, in this case, the psychosocial context, both in the content that served the training of skills as well as the fact the sample corresponds to future intervention actors in this field. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25987 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Moreira Alves.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |