Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25810

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Maribel Yasmina-
dc.contributor.authorCosta, Sérgio António Ramos da-
dc.date.accessioned2013-10-21T09:57:01Z-
dc.date.available2013-10-21T09:57:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25810-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informaçãopor
dc.description.abstractCom a conjuntura atual o ambiente organizacional encontra-se em constantes mudanças. Isto implica que as organizações sejam ágeis e tomem frequentemente decisões, por vezes complexas, de forma menos intuitiva e mais fundamentada na informação, sejam estas decisões estratégicas, táticas ou operacionais. Como tal, a informação organizacional e por consequente o conhecimento que dela advém temse tornado na função central do negócio. Os gestores das organizações estão cada vez mais cientes de que quem dispõe de informação sistematizada, em quantidade, de boa qualidade, confiável e no momento certo tem todas as condições para alcançar vantagem competitiva. Neste contexto, a utilização de sistemas de Business Intelligence pelas organizações tem-se mostrado uma escolha eficaz sempre que se pretenda disponibilizar informação e suportar a tomada de decisão. No presente projeto de dissertação é dada ênfase ao desenvolvimento e uso de um sistema de Business Intelligence para suportar a gestão estratégica de uma organização, que se dedica à comercialização de equipamentos eletrónicos. No âmbito do trabalho realizado: (i) foi identificada uma arquitetura a ser adotada no sistema a implementar; (ii) foi especificado um modelo de dados para o Data Warehouse e definido o processo de ETL; (iii) foram identificados um conjunto de indicadores de desempenho a considerar; (iv) foi implementado um sistema de processamento analítico de dados; (v) foram identificados modelos de Data Mining para associação de vendas; e, (vi) foram especificadas e concretizadas as aplicações de front-end de acesso à informação. Os resultados obtidos consistem num sistema funcional que se adapta às necessidades especificadas pela organização para a introdução dos conceitos associados aos sistemas de Business Intelligence no suporte à gestão estratégica.por
dc.description.abstractThe present economic situation truly impacts how businesses do their work. Today’s organizations need to be agile, to take better and deliver faster decisions whether strategic, tactical or operational (most of them with great complexity due its quick data grow and lack of consistency). As such, the organizational information and consequently the knowledge that it derives has become the core function of the business. The managers of organizations are increasingly aware of this so they need reliable, centralized and precise data analytics delivered at the right time of the decision making process. In this context, business intelligence systems became an effective choice whenever it provides information or supporting the management activity. In this project the development process of a Business Intelligence system is shown. Also, its added value to the decision making process is demonstrated making use of a real organization that works in the electronic field. Within the scope of this work: (i) an architecture to support the System was developed; (ii) a data model for the Data Warehouse was specified and the ETL process was designed and implemented; (iii) a set of KPI (key performance indicators) were defined; (iv) an analytical processing system was implemented and data mining models focused on sales activity were identified; and, (v) finally, the front-end applications needed to analyze the data we also made available to the decision makers. The obtained results show a fully functional system adapted to the requirements of the organization that aimed the implementation of a Business Intelligence system to support the decision making process at the strategic level.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBusiness intelligencepor
dc.subjectData warehousingpor
dc.subjectData miningpor
dc.subjectFront-endpor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectProcesso de tomada de decisãopor
dc.subjectKey performance indicatorspor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.subjectDecision making processpor
dc.titleSistema de business intelligence como suporte à gestão estratégicapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc681.3:658.0por
dc.subject.udc658.0:681.3por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2012_MSc_SérgioCosta.pdf3,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID