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https://hdl.handle.net/1822/25660
Título: | Otimização de um sistema de reaprovisionamento de encomendas entreposto-lojas |
Autor(es): | Marques, Ana Rita Lopes Pinto Vieira |
Orientador(es): | Telhada, José Carvalho, Maria Sameiro |
Palavras-chave: | Fast-fashion Retalho Armazenagem Distribuição Retail Warehousing Distribution |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Com este trabalho pretende-se encontrar soluções que melhorem o
reaprovisionamento de encomendas em diversas lojas de retalho especializado,
espalhadas em diversos pontos do País.
As opções estudadas vão no sentido de determinar uma frequência de entrega às
lojas, mais adequada do que a atual. Pretende-se evitar que as mesmas entrem em rotura
dos seus artigos, mas ao mesmo tempo conseguir uma maior rentabilidade nas
operações do entreposto que as abastece. Nomeadamente procura-se obter uma maior
agregação de encomendas por entrega, uma maior rentabilização do espaço dos camiões
e um menor número de entregas por loja, o que se traduz numa poupança direta em
combustíveis e numa cadeia de abastecimento mais verde.
Numa primeira fase, procedeu-se a uma análise conducente a um maior
equilíbrio nas curvas de preparação dos entrepostos, ou seja, que o volume de
encomendas a preparar nos diferentes dias da semana fosse o mais uniforme possível,
reduzindo-se assim significativamente os anteriores problemas de afetação de recursos
humanos. O indicador chave nesta análise é a amplitude verificada entre os volumes de
preparação nos diferentes dias da semana, antes e depois da respetiva implementação da
solução preconizada.
Numa segunda fase, por forma a melhorar o serviço prestado às lojas, estudou-se
a possibilidade de implementar abordagens alternativas de reaprovisionamento. Estas,
basearam-se na diferenciação entre artigos Premium, que devam passar a ser preparados
todos os dias, e artigos não Premium, que devam passar a ser preparados menos
frequentemente. Agregada a esta ação, estudou-se uma redefinição do layout destes
artigos, que minimize os trajetos dentro do entreposto. Os indicadores chave desta ação
são a taxa de ocupação do entreposto por secção, a produtividade no picking e os
tempos de arrumação dos artigos nas prateleiras das lojas. Algumas das soluções
propostas foram adotadas pela empresa e estão atualmente operacionais.
As poupanças estimadas por ano, como resultado destas novas soluções, rondam
os 250 mil euros, só em transportes: 35 mil euros no entreposto de artigos de desporto
(2,09% do orçado para 2012), 120 mil euros no entreposto têxtil (14,25% do orçado
para 2012) e 95 mil euros no entreposto de eletrónica (4,6% do orçado para 2012). This work aims to find solutions that improve replenishment orders on several specialized retail stores, located in Portugal. The main goal of this study was to find an optimal number of deliveries to stores that allow them to not experience stockout, but also enabling greater profitability of the operations at the warehouse. As a result of this work it is expected: orders’ largest aggregation for delivery, better use of space in the trucks and fewer deliveries per store, which outcomes in direct savings in fuel and a greener supply chain. The basic idea of the work was to achieve a better balance in preparation curves in the warehouses, meaning the volume of orders to prepare in the different days of the week were as stable as possible, so that it won´t exist the current problems of assignment of human resources. The key indicator in this work is the amplitude observed between the volumes of preparation on different days of the week, before and after work. Subsequently, after been reduced the number of deliveries per week to the stores, and aiming to improve the service to them, it was studied the possibility of alternative approaches of replenishment. Those were based on differentiation between: Premium articles, which must now be prepared every day, and not Premium articles, which must now be prepared less frequently. Aggregated to this action, it was studied a redefinition of layout of the warehouse that minimizes the paths inside the warehouse. The key indicators of this action are: occupation rate in warehouse per section, productivity in picking and a faster storage of items on presentation space on stores. Some of the proposed solutions have been adopted by the company and are currently operational. The estimated savings per year are around 250 thousand euros, only in transport: 35 thousand euros in the warehouse sporting goods (2,09% of 2012 budget), 120 thousand euros in the warehouse textiles (14,25% of 2012 budget) and 95 thousand euros in electronic warehouse (4,6% of 2012 budget). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25660 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
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