Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25564

TítuloControlo dos ensaios às matérias-primas
Autor(es)Gonçalves, Adriana Regina Longras
Orientador(es)Maciel, Carla
Botelho, Gabriela
Data10-Jul-2013
Resumo(s)Os pneus de um veículo são de facto um elemento essencial, na medida em que são eles que permitem o contacto entre o automóvel e o pavimento. Assim, uma das principais preocupações dos fabricantes de pneus deve ser a segurança do pneu em serviço. Para tal, devem ser analisadas as diferentes áreas do processo que irão determinar o desempenho final do produto. Durante o processo produtivo, um dos pontos importantes a ser considerado, é a qualidade das matérias-primas para a fabricação de pneus. Para atingir o objetivo da total qualidade do produto é preciso não só conhecer a composição físico-química das matérias-primas, mas também as suas limitações de uso de forma a promover o seu uso seguro. Tendo este objetivo por base, este trabalho foca dois pontos essenciais. O primeiro prende-se com a programação e o controlo das matérias-primas segundo o regulamento REACH. Este regulamento institui a política de enquadramento das substâncias químicas em vigor na União Europeia, colocando maior responsabilidade sobre a indústria para gerir os riscos dos produtos químicos e para fornecer informações de segurança sobre os seus constituintes. O segundo é estudar a importância da implementação de novos ensaios na receção às matérias-primas de forma a obter mais informações físico-químicas destas e prever-se o seu comportamento no processo de fabrico. No final deste trabalho foi possível perceber a real importância do maior conhecimento sobre as matérias-primas rececionadas, de forma a determinar a sua qualidade, estado de pureza e prever o seu comportamento para contornar eventuais desvios ao longo do processo produtivo.
The tires of a vehicle are indeed an essential element once they are the ones that allow the contact with the pavement. Thus, a major concern for manufacturers of tires should be the safety of the tire in service. It must be analyzed the different areas of the process that will determine the performance of the final product. During the production process, an important point to be considered is the quality of the raw materials for the manufacture of tires. For the purpose of achieving the overall quality of the product we must not only know the physical and chemical composition of raw materials, but also their limitations of use in order to promote their safe use. Having this as main goal, this work focuses on two essential points. The first relates to the programming and monitoring of raw materials according to REACH. This Regulation establishes a framework policy for chemicals into force in the European Union, putting greater responsibility on industry to manage the risks from chemicals and to provide safety information on their constituents. The second is to study the importance of the implementation of new tests in reception of raw materials to obtain more physicochemical information and foresee their behavior in the manufacturing process. At the end of this work, it was possible to understand the real importance of greater knowledge of the raw materials received so that we determine its quality, state of purity and predict their behavior to circumvent any detours along the production process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25564
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

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