Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25263

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Hugo André Pereira de-
dc.date.accessioned2013-09-24T12:59:23Z-
dc.date.available2013-09-24T12:59:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25263-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionado da Universidade do Minho. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial na nossa formação pessoal e profissional em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos permitem-nos hoje apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio pretende assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio profissional, face às expetativas iniciais. Este relatório contempla três áreas principais. A primeira é a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, o objetivo desta área é construir uma estratégia de intervenção, orientada por objetivos pedagógicos, que garanta os saberes tidos como válidos no ensino da educação física e conduza o processo de educação e formação do aluno na aula com eficácia pedagógica. A segunda é a participação na escola e relação com a comunidade, esta área é essencialmente descritiva, relativamente às atividades desenvolvidas no âmbito da comunidade escolar. Por último a terceira área prende-se com a realização de uma investigação e desenvolvimento profissional que comtempla três pontos essenciais: Os objetivos são verificar a influência do pequeno-almoço no valor percentual de gordura de acordo com a idade, a metodologia que utilizei foi a recolha das medidas antropométricas de cada aluno e a distribuição de um inquérito sócio biográfico, os resultados são apresentados sobre a forma de tabelas e discutidos posteriormente. Na apresentação dos resultados verificamos que 22,7% dos alunos que tomam o pequeno-almoço com 16-17 anos têm excesso de peso enquanto os alunos de 15 anos têm 11,9% de excesso de peso. Verificamos também que 75,9% dos alunos com 16-17 anos tomam o pequeno-almoço, já os de 15 anos apresentam um valor mais alto 84%, o que nos leva a concluir que, com o passar da idade os hábitos alimentares saudáveis se vão perdendo. O Estágio Profissional foi realizado numa Escola Secundária no ano letivo de 2011/2012, sendo lecionada a disciplina de Educação Física ao 11º ano de escolaridade.por
dc.description.abstractThe Final Report of the Practicum fits in the curricular area of supervised teaching practice, of the 2nd year of the Master’s in Physical Education teaching for Elementary and Secondary Education of the, University of Minho. The practicum represents the first step in our personal and professional training in which all the experiences, knowledge and learning acquired allow us today to have the skills needed to develop a teaching practice in the area of Physical Education. The Final Report of the practicum’s intention is to cover the complete description and reflection on the activities and learning developed during the practicum, according to initial expectations. This report is about three main areas. The first one is the organization and management of teaching and learning, the goal of this area is to build an intervention strategy, guided by pedagogical objectives, ensuring the knowledge taken as valid in the teaching of physical education and lead the process of education and training of the student in the classroom with teaching effectiveness. The second is the participation in school and the relation with the community, this area is essentially descriptive in relation to activities developed within the school community. Finally the third area is related to the conduct of a research and professional development that talks about three essential points: The main goals are to determine the effect of breakfast on the percentage of fat according to age, the methodology that I used was to collect anthropometric measurements of each student and the distribution of a socio-biographical inquiry, the results are presented on tables and discussed later. In the presentation of the results we found that 22.7% of the students who take breakfast aged 16-17 years are overweight while the percentage of overweighed students of 15 years old is 11.9 %, which leads us to conclude that the young are healthy so, the healthy daily routines are being lost. We also found that 75.9% of students 16-17 years take breakfast, as the 15 years have a higher value 84%, which leads us to conclude that, with increasing age the healthy eating habits have been lost. The practicum was done in a secondary school in the academic year of 2011/2012, and was taught the discipline of Physical Education to the 11th grade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágio profissionalpor
dc.subjectInfluência do pequeno-almoçopor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectPracticum trainingpor
dc.subjectHealthy breakfastpor
dc.titleInfluência do pequeno-almoço no valor percentual de gordura de acordo com a idadepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc613.2por
dc.subject.udc613.96por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hugo André Pereira de Sousa.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID