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dc.contributor.advisorSá, César Augusto-
dc.contributor.authorGonçalves, Nuno Brás Duarte-
dc.date.accessioned2013-09-24T10:21:51Z-
dc.date.available2013-09-24T10:21:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25260-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractEste documento surge da necessidade de descrever, analisar e refletir acerca das atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas ao longo do ano letivo 2011/2012, enquanto professor estagiário de Educação Física, numa Escola Secundária/3 situada em Braga. A estrutura do relatório de estágio centra-se na Realização da Prática de Ensino Supervisionada que se divide por quatro áreas, nomeadamente: o Enquadramento Contextual da Prática de Ensino Supervisionada, a Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, a Participação na Escola e Relação com a Comunidade, a Investigação e Desenvolvimento Profissional, apresentando-se um estudo sobre as competências motoras na Ginástica de Solo de crianças do 7º ano de escolaridade. Sendo a Educação Física uma disciplina curricular obrigatória no sistema educativo português e a ginástica uma matéria nuclear presente nos vários anos e ciclos de estudo, pela sua especificidade, deve merecer uma atenção especial. O objetivo principal deste estudo foi verificar, após o término do 2ºciclo do ensino básico, o nível de aprendizagens motoras adquiridas na ginástica de solo, dos alunos que estão atualmente a frequentar o 7º ano de escolaridade. Numa amostra por conveniência constituída por 27 alunos, (14 meninos e 13 meninas) do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária/3 de Vila Verde, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos, e após toda a parte metodológica que enquadrou o estudo, foi possível constatar, como uma primeira grande ilação, que 66% dos alunos não possuíam as competências motoras exigíveis para a etapa final do 2ºciclo, tendo-se verificado igualmente que as raparigas revelam maior dificuldade na aquisição das competências motoras, com 73% das situações avaliadas a não atingirem o nível básico de sucesso, enquanto que para os rapazes essa percentagem situou-se nos 59%. Deverá acrescentar-se ainda que na situação da sequência gímnica comparativamente às situações analíticas avaliadas, as diferenças nos resultados não foram muito relevantes.por
dc.description.abstractThis document appears from the necessity to describe, analyze and reflect on the learning and activities held throughout the school year 2011/2012, while physical education trainee teacher at a Secondary School / 3 located in Braga. The structure of the practicum report focuses on the realization of Supervised Teaching Practice which is divided by four areas, namely: the Contextual Framework of Supervised teaching Practice, the Organization and Management of Teaching and Learning, Participation in School and Community Relations, Research and Professional Development, presenting a study on motor skills of Solo Gymnastics’ in children from the 7th year grade. Being the Physical Education a required curricular discipline in Portuguese education system and gymnastics a nuclear matter present in several years and cycles of study, by yours specificity, it should deserve a special attention. The main objective of this study was to check, after the end of the second cycle of basic education, the level of motor skills acquired in solo gymnastics’, in the students who are currently attending the 7th year grade. In a sample for convenience formed by 27 students (14 boys and 13 girls) of the 7th grade of Secondary School/3 of Vila Verde, aged between 12 and 14 years, and after all the methodological part that framed the study, it was found as a first great lesson, that 66% of the students didn’t reach the motor skills required to the final step of the 2nd cycle, and it was also verified that girls revealed greater difficulty in acquisition of motor skills, with 73% of the situations evaluated do not reach the base level of success, while that for the boys this proportion stood at 59%. It should add that in the situation of the gymnic sequence compared to analytical situations assessed, the differences in the results aren’t very relevant.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectGinástica de solopor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectTeaching-learning processpor
dc.subjectSolo gymnasticspor
dc.titleCompetências motoras na ginástica de solo : estudo exploratório com crianças do 7º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc796:372.879.6por
dc.subject.udc372.879.6:796por
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