Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25259
Título: | Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada |
Autor(es): | Silva, Victor Manuel Gomes da |
Orientador(es): | Pereira, Paulo Alberto da Silva |
Palavras-chave: | Estágio Ensino Educação física Motivação Traineeship Teaching Physical education Motivation |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de
Ensino Supervisionada I e II do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos
Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
A prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa escola do concelho da
Maia no ano letivo 2011/2012 e tinha como objetivo explorar e vivenciar todo o
contexto escolar na função de professor estagiário a fim de consolidar as aprendizagens
geradas nos ciclos de estudo anteriores.
O presente relatório procura sintetizar todos os momentos vivenciados ao longo
do estágio, um caminho reflexivo e de aprendizagem guiada, que em muito contribuiu
para uma melhoria profissional e pessoal.
O documento encontra-se organizado em três grandes áreas de intervenção: i)
organização e gestão do ensino e da aprendizagem; ii) participação na escola e relação
com a comunidade; iii) investigação e desenvolvimento profissional.
Na primeira área é primeiramente feita a caraterização geral do estágio, das
turmas e da escola de acolhimento. Nesta área abordamos as planificações (anual,
didática e aula) e ainda refletimos sobre a realização, onde se insere a instrução, gestão,
clima e a disciplina. Por fim, exacerbamo-nos sobre a temática da avaliação procurando
expor de que forma esta foi aplicada ao longo do estágio.
Na área da participação na escola e relação com a comunidade é apresentada de
forma sucinta a atividade por nós desenvolvida e as restantes atividades em que fomos
participando, nomeadamente a festa de Natal.
Na última área desenvolvida do presente relatório, investigação e
desenvolvimento profissional, são apresentadas as conclusões do estudo “Motivação
para as Aulas de Educação Física. Estudo centrado no 3º ciclo do Ensino Básico e
Secundário de uma Escola Pública e Privada”.
Para finalizar, apresentamos as nossas considerações finais em relação ao
caminho percorrido no presente ano letivo que em muito contribuirão para uma futura
intervenção de qualidade junto dos alunos. This report inserts itself in the curricular unit of Supervised Teaching Practice I and II from the second year of the Masters Degree on Teaching Physical Education on Elementary and High School, in the Education Institute of Minho’s University. The Supervised Teaching Practice was executed in held a school in the municipality of Maia during the 2011/2012 school year. The aim was to explore and experience the trainee teacher’s job/charge in a school context in order to consolidate all that was learned in the previous learning stages. The present report seeks to summarize all the experienced moments during the traineeship, it was a reflexive path and a guided apprenticeship that contributed to a great professional and personal improvement. This document is organized in three major fields of intervention: i) organization and management of teaching and learning; ii) school’s involvement and the relationship with the community; iii) investigation and professional development. The first field starts with the traineeship’s, classes and school’s general charaterization. In this area we approached the planning (annual, didactic and class) and a reflection on the practical realization, that includes instruction, management, climate and discipline. In conclusion we focused on the evaluation theme seaking to expose the way it was applied through the traineeship. In the field of school’s participation and relationship with the community it is presented in a very summarized way the activities we developed and other activities in which we participated, like the Christmas party. In the last field developed in the present report, investigation and personal development are presented the conclusions of the study “Motivation for classes of Physical Education. Study centered in the 3rd cycle of the elementary and secondary education of a Public and Private School”. In the end we present our final considerations regarding the path we took in the present school year that will contribute to a future great intervention among students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25259 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victor Manuel Gomes da Silva.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |