Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25259

TítuloMotivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
Autor(es)Silva, Victor Manuel Gomes da
Orientador(es)Pereira, Paulo Alberto da Silva
Palavras-chaveEstágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
Data2012
Resumo(s)Este relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa escola do concelho da Maia no ano letivo 2011/2012 e tinha como objetivo explorar e vivenciar todo o contexto escolar na função de professor estagiário a fim de consolidar as aprendizagens geradas nos ciclos de estudo anteriores. O presente relatório procura sintetizar todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, um caminho reflexivo e de aprendizagem guiada, que em muito contribuiu para uma melhoria profissional e pessoal. O documento encontra-se organizado em três grandes áreas de intervenção: i) organização e gestão do ensino e da aprendizagem; ii) participação na escola e relação com a comunidade; iii) investigação e desenvolvimento profissional. Na primeira área é primeiramente feita a caraterização geral do estágio, das turmas e da escola de acolhimento. Nesta área abordamos as planificações (anual, didática e aula) e ainda refletimos sobre a realização, onde se insere a instrução, gestão, clima e a disciplina. Por fim, exacerbamo-nos sobre a temática da avaliação procurando expor de que forma esta foi aplicada ao longo do estágio. Na área da participação na escola e relação com a comunidade é apresentada de forma sucinta a atividade por nós desenvolvida e as restantes atividades em que fomos participando, nomeadamente a festa de Natal. Na última área desenvolvida do presente relatório, investigação e desenvolvimento profissional, são apresentadas as conclusões do estudo “Motivação para as Aulas de Educação Física. Estudo centrado no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário de uma Escola Pública e Privada”. Para finalizar, apresentamos as nossas considerações finais em relação ao caminho percorrido no presente ano letivo que em muito contribuirão para uma futura intervenção de qualidade junto dos alunos.
This report inserts itself in the curricular unit of Supervised Teaching Practice I and II from the second year of the Masters Degree on Teaching Physical Education on Elementary and High School, in the Education Institute of Minho’s University. The Supervised Teaching Practice was executed in held a school in the municipality of Maia during the 2011/2012 school year. The aim was to explore and experience the trainee teacher’s job/charge in a school context in order to consolidate all that was learned in the previous learning stages. The present report seeks to summarize all the experienced moments during the traineeship, it was a reflexive path and a guided apprenticeship that contributed to a great professional and personal improvement. This document is organized in three major fields of intervention: i) organization and management of teaching and learning; ii) school’s involvement and the relationship with the community; iii) investigation and professional development. The first field starts with the traineeship’s, classes and school’s general charaterization. In this area we approached the planning (annual, didactic and class) and a reflection on the practical realization, that includes instruction, management, climate and discipline. In conclusion we focused on the evaluation theme seaking to expose the way it was applied through the traineeship. In the field of school’s participation and relationship with the community it is presented in a very summarized way the activities we developed and other activities in which we participated, like the Christmas party. In the last field developed in the present report, investigation and personal development are presented the conclusions of the study “Motivation for classes of Physical Education. Study centered in the 3rd cycle of the elementary and secondary education of a Public and Private School”. In the end we present our final considerations regarding the path we took in the present school year that will contribute to a future great intervention among students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25259
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Victor Manuel Gomes da Silva.pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID