Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24752
Título: | Tradução e reverberações no dialogismo território-palco : o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC’12/13 |
Outro(s) título(s): | Translation and reverberations in the territory-stage dialogism : Educational Services at Guimarães 2012 ECOC'12/13 |
Autor(es): | Sarmento, João Carlos Vicente |
Data: | 2013 |
Editora: | A Oficina |
Resumo(s): | Ponderar o papel de um Serviço
Educativo (SE) e as suas tentativas de
criar ‘aprendizagens transversais e
transformadoras’, a partir da visão de
um geógrafo, pode converter-se numa
procura de pontes entre as iniciativas
deste mesmo SE e as possíveis
interpretações e experiências do
território. Procuro assim ver até que
ponto estes trabalhos e projetos podem
contribuir para olhares dinâmicos de
lugares e paisagens, considerando que
é o que fazemos que dá significado ao
que somos e ‘onde somos’. A reflexão
que aqui se apresenta, para além de
deambular por vários textos, ideias e
pensamentos numa primeira parte,
procura depois amparo num conjunto de
quatro projetos que foram desenvolvidos
pelo SE do Centro Cultural Vila Flor de
Guimarães em 2012 e 2013 –
Entretecer, Histórias do Princípio do
Mundo, Cara e Audiowalk - que têm
algo em comum, ou seja, pensar e
mesmo embutir espacialidades na
componente artística. To ponder the role of an Educational Services (ES) Department and its attempts to create ‘transversal and transforming learning’ from a geographer’s point of view may well mean going in a search of bridges amongst the initiatives of the said ES department and any possible interpretations and experiences of territory. I thus try to see to what extent their work and projects have contributed to dynamic perspectives on places and landscapes, bearing in mind that it is those things which we have done which give meaning to what we are and ‘where we are.’ The reflection presented here, in addition to touching upon various texts, ideas, and thoughts in the first part, will lean on a group of four projects which were developed by ES at Guimarães 2012 ECOC ‘12/13 – Entretecer, Histórias do Princípio do Mundo, A Cara e Audiowalk - which have something in common, that is to say that they contemplate and even imbed spatiality into the artistic object. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24752 |
ISBN: | 978-989-8474-05-6 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters GEO - Capítulos de Livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_Sarmento_Territory_Stage.pdf | 16,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |