Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24706

TítuloEstratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
Autor(es)Martins, Ana Filipa Moreira
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Data2012
Resumo(s)É parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Estando esta organizada de forma a possibilitar experiências de prática em contextos reais, assume como propósito, o desenvolvimento de um perfil específico de conhecimentos e competências inerentes à formação dos mestrandos. O presente relatório tem, assim, como intenção apresentar uma intervenção pedagógica ao nível da resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância. Neste enquadramento, é seu objetivo abordar um conjunto de estratégias e conhecimentos sobre a prevenção e resolução de conflitos, bem como a importância da promoção de capacidades sociais e morais para a resolução de conflitos interpessoais. Desta forma, numa primeira instância é apresentado o enquadramento teórico, no qual se aborda a importância da promoção da aprendizagem ativa para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de relações autênticas, bem como aspetos relacionados com o desenvolvimento social e moral. Concretamente, a importância de um ambiente sócio-moral construtivista para o desenvolvimento de competências sociais, o papel do adulto na construção desse ambiente e na relação com as crianças. Igualmente é considerada a necessidade do conhecimento de um conjunto de estratégias de prevenção e de resolução de conflitos apresentadas pela metodologia High-Scope. Numa segunda parte são descritas as intervenções pedagógicas desenvolvidas em contexto de creche e de jardim de infância. Sendo assim, apresentam-se dimensões inerentes ao contexto educativo, bem como um conjunto de estratégias adotadas com o propósito de diminuir os conflitos nos contextos de intervenção. No decurso de todo este processo verificou-se a importância de procurar integrar a prática de observação e reflexão cuidada, no sentido de conhecer e compreender todo o contexto educativo, o espaço físico, a rotina diária, as crianças e as interações experienciadas, como forma de identificar situações resultantes de conflitos interpessoais e trabalhar na procura de mudanças. Também, possibilitou o desenvolvimento de um percurso que se refletiu na construção de aprendizagens e, deste modo, na estrutura da identidade profissional.
The Curriculum Unit of Supervised Teaching Practice is an integral part of the syllabus of the Master’s Degree in Pre-school Education. This unit is organized so as to allow practical experiences in real contexts, being its main aim the development of a specific profile of knowledge and skills relating to the training of masters. This report is thus intended to present a pedagogical intervention at the level of interpersonal conflict resolution in the context of nursery and kindergarten schools. In this context, the aim is to address a set of strategies and knowledge about the prevention and resolution of conflicts, as well as the importance of promoting social and moral skills for resolving interpersonal conflicts. Being so, in the first instance the theoretical framework is presented, which addresses the importance of promoting active learning for knowledge building and the development of authentic relationships, as well as aspects related to the social and moral development. More specifically, the importance of a socio-moral constructive environment for the development of social competence, the role of adults in the construction of this environment and the relationship with the children. Also, the need for knowledge of a set of strategies for prevention and conflict resolution methodology presented by High-Scope is considered. The second part describes the pedagogical interventions developed in the context of nursery and kindergarten schooling. Therefore, we present dimensions inherent to the educational context, as well as a set of strategies adopted in order to reduce conflicts in intervention contexts. During this whole process we realised the importance of integrating the practise of careful observation and reflection in order to get to know and understand the whole educational context, the physical space, the daily routine, children and the interactions experienced, as a form to identify situations resulting from interpersonal conflict at work and seeking changes. It also enabled the development of a path which is reflected in the construction of learning and thus in the structure of professional identity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24706
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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