Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24663
Título: | As narrativas históricas e geográficas dos alunos : um estudo com alunos do 7º ano do ensino básico |
Autor(es): | Freitas, António Rui Teixeira |
Orientador(es): | Melo, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Educação geográfica Educação histórica Narrativas Descrições geográficas Pensamento espacial Alunos Students Geographic education Education history Narratives Descriptions geographic Thinking space |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica supervisionada tem como
intuito apresentar o quadro teórico e metodológico em que se inscreve o estudo realizado ao
nível do Ensino da História e da Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico.
A investigação apresentada procurou caraterizar o tipo de pensamento histórico e
geográfico formulado pelos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola Dr. Francisco
Sanches, em Braga, no ano letivo de 2011/ 2012.
Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa que procurou determinar quais
as categorias de conceitos geográficos mobilizados pelos alunos, bem como o tipo de
processamento cognitivo que mobilizavam. Ao nível da disciplina de História procuramos
determinar qual a natureza das narrativas escritas elaboradas pelos alunos, e quais os
conhecimentos tácitos (símbolos, ideias e valores) que incorporam na compreensão e aquisição
de novos conhecimentos.
Esta intervenção desenvolvida em contexto escolar teve como objetivo analisar o tipo de
narrativas históricas e de descrições e interpretações geográficas produzidas pelos alunos.
A metodologia de análise seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa dos dados
observados, fundamentada nas contribuições teóricas e metodológicas identificadas na Literatura
sobre o Ensino da Geografia e sobre o Ensino da História. The present Internship Report on Pedagogical Intervention has the aim to introduce the theoretical and methodological framework inscribed in the enquiry on the pedagogy of teaching History and Geography in the Portuguese system of third cycle of basic education. The offered research sought to characterize the kind of historical and geographical thought formulated by the students of the third cycle of Basic Education, from the School: Escola Dr. Francisco Sanches in Braga, during the academic year of 2011/2012. This is a descriptive and qualitative study that pursued to determine which categories of geographical concepts are actually used by the students as well as the kind of cognitive processing. Regarding the subject of history level we manage to determine the nature of the written narratives set by the students, as well the tacit knowledge (symbols, ideas and values) that participate in the process of awareness and new acquisitions of knowledge. This enquiry advanced in a school context aimed to analyze the kind of historical narratives and geographical descriptions and interpretations produced by the students. The methodology of analysis followed a qualitative and interpretive approach of the observed data, grounded on the theoretical and methodological contributions identified in the Bibliography regarding the Teaching of both Geography and History. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24663 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |