Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24570

TítuloEnsino, aprendizagem e avaliação no ensino superior: perspetivas dos estudantes
Autor(es)Lemos, Ana Raquel
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveEnsino
Aprendizagem
Avaliação
Ensino superior
Processo de Bolonha
Teaching
Learning
Assessment
Higher education
Bologna process
Data2012
Resumo(s)A adesão de Portugal ao Processo de Bolonha exigiu que o Ensino Superior português implementasse reformas estruturantes no seu funcionamento, de forma a garantir os princípios da Declaração de Bolonha (1999). Parte da complexidade deste processo prende-se com a necessidade de uma definição prévia dos conhecimentos a ser adquiridos pelos estudantes, dos saberes e competências, o que obriga a uma reorganização do currículo, passando de conjunto de conhecimentos divididos por disciplinas a áreas curriculares mais alargadas, permitindo uma articulação entre estas. Estes desafios relevam a importância da articulação entre as metodologias de ensino e avaliação, que envolvam ativamente os estudantes na construção do seu conhecimento e na sua avaliação e estão na origem da nossa problemática de investigação: a implementação do processo de Bolonha trouxe alterações a nível prescrito, ou as práticas foram alteradas? Qual a perceção dos estudantes de duas Licenciaturas sobre as metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação utilizadas pelos docentes no Ensino Superior? Para o tratamento desta problemática, elegemos os seguintes objetivos: inferir, de acordo com as perspetivas dos estudantes, sobre a adequação das metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação utilizadas pelos docentes no Ensino Superior às preconizadas no documento regulador; compreender a relação entre os instrumentos de avaliação utilizados em duas Licenciaturas e os utilizados no Ensino Secundário; identificar a homogeneidade/diversidade dos instrumentos de avaliação utilizados nas duas Licenciaturas; identificar se e de que modo o ano de frequência do estudante interfere com as suas perspetivas. Trata-se de investigação de natureza predominantemente quantitativa, tendo a recolha de dados sido efetuada através da aplicação de um inquérito por questionário, junto de uma amostra constituída por 108 estudantes da Universidade do Minho, a frequentar os 1º e 3º anos de duas Licenciaturas de áreas científicas distintas. Os dados foram tratados com recurso à estatística descritiva para as questões fechadas e à análise de conteúdo para as questões abertas. Os principais resultados indicam que, na perspetiva dos estudantes, as metodologias de avaliação utilizadas pelos docentes estão de acordo com os resultados de aprendizagem previstos nos programas das UCs, que são transmitidas aos estudantes no início de cada UC, assim como os elementos de avaliação a adotar e são utilizados no mínimo dois elementos de avaliação em cada UC; os trabalhos de grupo escritos, orais ou experimentais são referidos pelos estudantes como os mais utilizados no Ensino Superior, na sua generalidade; a adaptação dos estudantes ao Ensino Superior fez-se sem dificuldades.
The accession of Portugal to the Bologna Process urged structural reforms in the way the Portuguese Higher Education operated, in order to ensure the principles of the Bologna Declaration (1999). Part of the complexity of this process is related to the need of a previous definition of what knowledge has to be acquired by students, knowledge and skills, and this requires a reorganization of the curriculum, from a body of knowledge divided into disciplines to broader curriculum areas, allowing a link between these. These challenges enhance the importance of the interconnection between teaching and assessment methodologies, which involve students actively in building their knowledge as well as their assessment and they are the basis of our research problem: has the implementation of the Bologna process brought changes at the prescribed level or have practices changed? What is the perception of students of two courses on the methodologies of teaching, learning and assessment used by teachers in Higher Education? To handle this issue, we chose the following aims: to infer, according to the students' perspectives, on the appropriateness of the methodologies of teaching, learning and assessment used by teachers in Higher Education to those advocated in the regulatory document; understand the relationship between the instruments used to assess in two courses and in Secondary Education; identify the homogeneity / diversity of assessment tools used in both courses; identify if and how the student's year of attendance interferes with their prospects. This is a predominantly quantitative research, and data collection was performed by applying a questionnaire survey to a sample consisting of 108 students from the University of Minho, attending the 1st and 3rd years of two courses of different scientific areas. Data were processed using descriptive statistics for the closed questions and content analysis for open questions. The main results show that, from the perspective of students, assessment methodologies used by teachers correspond to the expected learning outcomes described in the programs of the curricular units (UCs), which are transmitted to students at the beginning of each UC, as well as the elements of assessment to adopt, and at least two elements of assessment are used in each UC; written, oral or experimental works in group are referred to by students as the most widely used in Higher Education, in general; students adapted to Higher Education without difficulties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24570
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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Ana Raquel Lemos.pdfDissertação de Mestrado1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

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