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https://hdl.handle.net/1822/24512
Título: | Turismo cultural e educação de adultos: encontros e desencontros |
Autor(es): | Freitas, Jorge Carlos Lage |
Orientador(es): | Palhares, José Augusto |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Partindo da análise de um fenómeno histórico que tomamos enquanto arquétipo daquilo
que pretendemos estudar, traçamos na presente investigação as delimitações de um campo
concetual no qual se intercetam o turismo, a cultura e a educação. Deste modo, um dos
objetivos gerais da nossa investigação passa pela constituição de um retrato das práticas
culturais em contextos turísticos e patrimoniais, bem como da forma como essas práticas
constituem modos específicos de educação de adultos. Integrando a ideia de património no
contexto mais amplo da cultura e recentrando esta na noção profundamente operativa de
significado, fazemos uma ponte concetual entre estes dois campos e a educação, por nós
especificamente tida enquanto mobilização, criação, incremento e transformação de significado.
A consciência renovada da importância da educação para os adultos é, assim, firmemente
ancorada na necessidade destes, quer enquanto atores sociológicos, quer como sujeitos políticos
ativos, de se significarem continuamente face ao mundo. Manifestações físicas de património
são, assim, analisadas como marcadores simbólicos que são potencialmente utilizáveis, numa
lógica interpretativa, enquanto recursos de construção significativa por adultos em processos
educativos. Abraçamos, como tal, um paradigma que pretende refletir a educação a partir de
uma perspetiva holística e emancipadora, transcendendo, ao nível dos discursos educativos,
oposições restritas entre preparação para o trabalho e fruição da cultura, bem como entre
formalidade e informalidade educativas, e colocando a experiência do indivíduo que aprende no
centro da equação. Adotando uma abordagem radicalmente qualitativa completamos, com a voz
dos atores, o caminho teórico por nós percorrido. Departing from the analysis of an historical phenomenon which we take as an archetype of that which we intend to study, we draw in the present investigation the contours of a conceptual field in which tourism, culture and education intersect. Therefore, one of the general objectives of our investigation is to create a portrait of cultural practices in the context of tourism and heritage, as well as the way in which these practices constitute specific modes of adult education. By integrating the idea of heritage in the wider context of culture and recentring the latter on the profoundly operative notion of meaning we build a conceptual bridge between these two fields and education, by us specifically understood as the deployment, creation, increment and transformation of meaning. The renewed awareness of the importance of education to adults is thus firmly anchored in their need, both as sociological actors and politically active individuals, to continually signify themselves in relation to the world. Physical instances of heritage are thus analysed as symbolic markers which are potentially usable, in an interpretative logic, as resources for meaningful construction by adults in processes of education. We thus embrace a paradigm which aims at reflecting on education from a holistic and emancipatory perspective transcending, at the level of educational discourse, narrow oppositions between preparation for labour and cultural enjoyment as well as between educative formality and informality, placing the learner’s experience at the centre of the equation. Adopting a radically qualitative approach we complete, with the voice of the actors, the theoretical path we took. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24512 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jorge Carlos Lage Freitas.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |