Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24483

TítuloDesporto escolar enquanto atividade física: relação da sua prática com os níveis de aptidão física
Autor(es)Pereira, Isabel Cristina dos Santos
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveComposição corporal
Aptidão física
Fitnessgram
Desporto escolar
Body composition
Physical fitness
Fitnessgram
School sports
Data2012
Resumo(s)A prática de ensino supervisionada referente ao 2º ciclo de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade do Minho, foi realizada durante o ano letivo 2011/2012 na escola EB 2,3 de Gualtar, Braga. O presente relatório de estágio é essencialmente uma reflexão final do ano em que integramos uma escola como professores estagiários, onde constam três áreas de realização da prática de ensino supervisionada que são a organização e gestão do processo de ensino e da aprendizagem, a participação na escola e relação com a comunidade e a investigação e desenvolvimento profissional. No que respeita à área de investigação o objetivo foi conhecer, avaliar e comparar a composição corporal e aptidão física de um grupo de alunos em idade escolar praticantes de Desporto Escolar com um grupo de alunos não praticantes de Desporto Escolar. Para este estudo, a amostra foi constituída por 32 alunos da respetiva escola, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. No tratamento dos dados foram calculados a média e o desvio padrão, apresentando sempre o valor mínimo e o valor máximo obtido em cada teste pelos alunos, e os resultados foram analisados no software Microsoft Excel. Dos resultados obtidos verificamos que os alunos praticantes de desporto escolar em comparação com os alunos não praticantes de desporto escolar obtiveram melhores resultados na percentagem de massa gorda e no índice de massa corporal (IMC).
The practice of supervised teaching for the 2nd cycle of studies in Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, from Minho University, took place during the school year 2011/2012 at the EB 2, 3 Gualtar school, in Braga. This report is essentially a final reflection on the year we integrated school as trainee teachers, which includes three areas of supervised teaching practice: the organization and management of the teaching and learning processes, participation in school and the relationship with the community, and research and professional development. In what concerns to the area of research, the purpose was to understand, evaluate and compare body composition and physical fitness of a group of school-age students practicing school sports with a group of students not engaged in school sports. The sample of this study consisted of 32 students from the above mentioned school, aged between 10 and 14 years old. When processing the data, the average and the standard deviation were calculated with the minimum and maximum values obtained in each test by the students. The results were analyzed using Microsoft Excel software. Results showed that the students who are engaged in school sports, when compared with the ones who are not, had better results in the percentage of fat mass and body mass index (BMI).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24483
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Cristina dos Santos Pereira.pdf
Acesso restrito!
2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID