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dc.contributor.advisorSilva, António Carvalho da-
dc.contributor.authorFreitas, João Pedro Botelho de-
dc.date.accessioned2013-05-27T15:22:46Z-
dc.date.available2013-05-27T15:22:46Z-
dc.date.issued2013-04-16-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24217-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO ensino/aprendizagem da oralidade na disciplina de Português sofreu no passado algum esquecimento face a outros domínios, como a leitura e a escrita. Tal aconteceu devido a determinados preconceitos que o senso comum difunde no que às competências orais concerne: que estas são inatas, sendo, por isso mesmo, desnecessário canalizar os estudos para a sua melhoria; que, sendo um domínio de cariz espontâneo, as lacunas ao nível da organização do discurso, raciocínio e sintaxe são desculpáveis. No entanto, numa leitura atenta ao Programa de Português (Seixas et al., 2002), e recorrendo a autores como Emília Amor (1993) ou Hilário de Sousa (2006), compreendemos que a atividade linguística contempla quatro aptidões a serem trabalhadas em complementaridade, sendo estas o ler, o escrever, o ouvir e o falar – e apenas este trabalho holístico permite dotar os alunos de uma real competência comunicativa. Neste enquadramento, decidimos que o nosso projeto de estágio - integrado no Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas - incidiria na questão da oralidade, a ser trabalhada através de duas perspetivas: promovendo, por um lado, a sua exercitação (concretizada a partir de apresentações orais e do incentivo à participação, evitando as aulas de cariz expositivo e praticando estratégias para falar em público) e, por outro, dotando os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam proceder a uma planificação e execução de enunciados orais formais e informais, desenvolvendo para isso a noção de discurso adequado. Como base de toda a intervenção que aqui se descreve esteve a obra de Almeida Garrett Frei Luís de Sousa que, por se tratar de uma obra dramática, nos pareceu, de entre as restantes incluídas no programa da disciplina, a mais adequada e que mais versatilidade nos traria, já que permitiu refletir sobre os diferentes registos discursivos das personagens e, também, proceder a exercícios como, a título de exemplo, leituras encenadas. Aliando conteúdos programáticos a exercícios que requerem uma participação mais ativa (planificada ou não) por parte dos alunos, conseguimos despertá-los para a noção de discurso adequado e dotá-los de competências para a elaboração de apresentações e intervenções orais, ao mesmo tempo que fomentávamos a sua capacidade de raciocínio e de sistematização – exigidos no momento de esquematizar as apresentações orais.por
dc.description.abstractThe teaching / learning of orality in the discipline of Portuguese suffered, in the past, some neglect over other areas, such as reading and writing. This happened due to certain prejudices that common sense diffuses in regards to oral skills: they are innate, and, therefore, it is unnecessary their improvement; it’s spontaneous nature might excuse the gaps related to the organization of speech, reasoning and syntax. However, a careful reading of the Portuguese Program (Seixas et al., 2002), and by using authors as Emília Amor (1993) and Hilário de Sousa (2006), we understand that the linguistic activity comprises four skills to be complementarily worked on , these being the reading, writing, listening and speaking - and only this holistic work can provide students with a real communicative competence. In this framework, we decided that our intervention - integrated into the Master of Teaching Portuguese and Classical Languages - would focus on the issue of orality, to be worked through two perspectives: promoting, in one hand, its drilling (taken from oral presentations and encouraging participation, avoiding classes with expository nature and strategies for practicing public speaking) and, second, providing the students with knowledge and skills to undertake the planning and execution of formal and informal statements, developing the notion of appropriate speech. The basis of all the intervention described here was Almeida Garrett’s Frei Luís de Sousa. As it is a dramatic work, it seemed, among others included in the Program of Portuguese Language (Seixas et al., 2002), the most appropriate and versatility for us, as it allowed the reflection on the character’s different discursive registers and also conduct exercises as, for example, staged readings. Combining exercises that require more active participation (planned or not) by the students, we can awaken them to the notion of appropriate speech and equip them with skills to prepare presentations and public speeches, while instigate their ability for reasoning and systematization - obligatory for oral presentations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleFrei Luís de Sousa e o desenvolvimento de competências oraispor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc806.90:372.88por
dc.subject.udc372.88:806.90por
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
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