Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24139

TítuloInclusão de uma aluna com deficiência visual na aula de matemática : um desafio para o docente
Autor(es)Ribeiro, Vânea Raquel Pimentel Soares
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Data2012
Resumo(s)Este projeto integrado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissional do 2.º ano de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizou-se na turma de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), do 11.º ano de escolaridade, do Curso de Científico – Humanístico de Ciências Sociais e Humanas, do orientador cooperante na qual estava integrada uma aluna com deficiência visual profunda. Daí ter resultado o tema em estudo. Este estudo teve como objetivo principal identificar as barreiras que se colocam à aluna com deficiência visual e promover a sua inclusão na aula de matemática, criando oportunidades de acesso à participação no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma abordagem interpretativa, concretizada através do estudo de caso de uma aluna com deficiência visual e que procura responder às seguintes questões: Que dificuldades apresenta a aluna no desenvolvimento de valores/atitudes, capacidades/aptidões e conhecimentos? Como é que a aluna transmite as suas ideias matemáticas aos colegas e aos professores? Qual a contribuição de diferentes materiais e recursos didáticos no desenvolvimento e inclusão da aluna na sala de aula? O estudo baseou-se na análise: do Projeto Educativo da Escola; do dossiê de turma; do Programa Educativo Individual da aluna com deficiência visual; dos registos escritos pela aluna relativamente às tarefas e suas reflexões no diário; das notas de campo registadas pela investigadora no seu diário; dos documentos que advieram das transcrições das entrevistas semiestruturadas realizadas, ao professor de Educação Especial da aluna, ao professor de MACS e à própria aluna. Este estudo identifica um conjunto de dificuldades que a aluna com deficiência visual revelou na aula de matemática e apresenta algumas formas de as ultrapassar. Concluiu-se que para fazer face a essas dificuldades revelou-se essencial: a diversidade de tarefas propostas, a adequação dos materiais didáticos utilizados pela aluna, o desenvolvimento da comunicação e interação aluna-professores e aluna-colegas.
This project was integrated within the professional training course in the 2nd grade leading to a master's degree in the teaching of mathematics in the 3rd cycle of basic education and secondary education, was held within the classroom of Mathematics Applied to Social Sciences of the eleventh year of secondary school, of the science course – Humanistic Social Sciences and Humanities, of guide cooperative professor of the course where the student with profound visual impairment was integrated. Hence have resulted this study theme. This study had as main objective to identify the barriers the student with visual disabilities face and promote their inclusion in a math class, creating access opportunities of participation in the teaching-learning process. It is an interpretive approach, concretized through the case study of a student with visual impairment and seeks to answer to the following questions: What difficulties has the student in developing values/ attitudes, abilities/skills and knowledge? How does the student passes their mathematical ideas to colleagues and teachers? What is the contribution of the different materials and didactic resources in the development and inclusion of the student in the classroom? The study was based on the analysis: of the School Education Project; of the class dossier; of the visual impairment student's Individual Education Program; of the records written by the student in her diary concerning the tasks and their reflections in the diary; field notes recorded by the researcher in his diary; from documents wich thereby made from transcripts of performed semistructured interviews, the Special Education teacher of the student, the MACS’s teacher and the own student. This study identifies a set of difficulties wich the student with visual impairment revealed in math class and offers some ways to exceed them. It was concluded that in order to face these difficulties it reveals essential: the diversity of proposed tasks, the adequacy of didatic materials used by the student, the development of communication and interaction between student-teacher and student-colleagues.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24139
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vânea Raquel Pimentel Soares Ribeiro.pdf
Acesso restrito!
2,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID