Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24094

TítuloO papel da formação e do perfil de recursos humanos nos projetos de cooperação e desenvolvimento internacional : um estudo de caso numa associação de desenvolvimento local
Autor(es)Valada, Eliana Forte da
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Data2012
Resumo(s)A globalização conduziu a transformações gigantescas no sistema de organização mundial, ao qual a função educativa não saiu ilesa levando a novos desafios para os projetos de educação nos países menos desenvolvidos. Partindo destas análises prévias incidiu-se a abordagem sobre a função que a educação/formação e os recursos humanos devem ter nos projetos de cooperação e desenvolvimento. As caraterísticas encontradas na definição de educação não formal assim como as perspetivas de desenvolvimento local defendidas por vários autores como Friedman (1996) Santos (1999) ou Enguita (2006), parecem fazer todo o sentido face ao objetivo de aumentar a qualidade de vida nos países subdesenvolvidos. Adotando as caraterísticas destas perspetivas, a cooperação para o desenvolvimento implicará a formação de cidadãos conscientes e participativos. No entanto, podemos questionar se num mundo globalizado ainda existe espaço para fomentar a cooperação internacional tendo apenas em consideração a prevalência das motivações éticas, morais e humanitárias, sobre as motivações de interesses económicos e políticos que os países ou entidades doadoras podem conter. A investigação de cariz qualitativo foi indispensável para compreender e descrever o trabalho realizado por atores da área da cooperação, permitindo focar as suas experiências, posicionamentos e a forma como visionam o papel da formação e do perfil dos seus cooperantes. Dos resultados obtidos, através das técnicas utilizadas (entrevista, inquérito, conversas informais…) sobressai a posição de que nem todas as pessoas e organizações estão preparadas ou percebem a essência da cooperação entre povos, apontando-se os principais erros, os principais cuidados a ter e aquilo que é desejável que se tenha em consideração num projeto de cooperação e desenvolvimento para que este apresente resultados de sucesso.
The globalization as led to several giants transformations in the system of global organization, in which the educative function haven’t emerged unscathed leading to new challenges for education projects in less developed countries. Based in these previous analyzes the approach focused on the function that education/formation and the human resources must have in cooperation and development projects. The features found in the definition of non-formal education as well as the local development perspectives advocated by many authors such as Friedman (1996) Santos (1999) or Enguita (2006), seem to make sense against the goal of enhancing the quality of life in underdeveloped countries. Adopting the characteristics of these perspectives, the development cooperation will lead to the formation of conscious and participatory citizens. However, we can ask if in a globalized world there is still place to foster international cooperation only considering the prevalence of ethical, moral and humanitarian motivations, about motivations of economical and political interests that countries or donors may contain. The research of a qualitative nature was essential to understand and describe the work done by actors from the area of cooperation, allowing focusing their experiences, and how they envision positioning the role of training and the profile of their cooperating. From the results obtained through the techniques used (interview, inquiry, informal conversations…) stands out the position that not all people and organizations are prepared or realize the essence of cooperation between peoples, pointing up major errors, major cautions and what is desirable to take into account a project for cooperation and development for this to present successful results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24094
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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