Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24016
Título: | From the margins into the mainstream: Roy Williams and black british theatre (1995-2010) |
Autor(es): | Oliveira, Célia Maria Silva |
Orientador(es): | Rayner, Francesca Clare |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | This thesis examines the work of the black British playwright Roy Williams, exploring the
place that this dramatist occupies in contemporary theatre, which has undergone great changes in
terms of the themes of its plays as well as in terms of its playwrights.
Starting his career in fringe venues, Williams has gained visibility and gradually entered
the mainstream, presenting his work at some of London’s most influential theatres for a more
ethnically-diverse audience. These productions have consistently been met with critical acclaim.
Williams’ work has brought to the stage a set of themes that reflect previously unexplored
areas of contemporary Britain in theatre, such as racism and stories of local black communities.
Therefore, Williams’ work explores key aspects of multiracial Britain and the issues raised by
multiculturalism.
The plays are grouped in terms of themes and this division explores the evolution of Williams’
career from the margins to the mainstream. Therefore, the first chapter, “Where do we Belong?
The Jamaica Set”, deals with the dramatist’s early plays that focus on the Jamaica legacy. Chapter
two, “Constructions of Britishness: Where do we Fit in?”, explores the construction of identity in
current Britain from a black perspective. The final chapter, “The State of the Nation”, discusses
the dramatist’s approach to Britain nowadays through plays that discuss current configurations of
the British nation. Esta tese examina o trabalho do dramaturgo britânico negro, Roy Williams, explorando o lugar que este ocupa no teatro contemporâneo que, por sua vez, sofreu grandes alterações, quer no que diz respeito aos temas abordados nas suas peças, quer nos seus dramaturgos. Tendo começado a sua carreira em salas de teatro experimental, Williams ganhou visibilidade e, gradualmente, foi entrando no mainstream, apresentando o seu trabalho em algumas das salas de teatro mais influentes de Londres para uma audiência etnicamente mais diversificada. Estas produções foram sendo consistentemente aclamadas pela crítica. O trabalho de Williams trouxe para o palco um conjunto de temas que refletem áreas ainda por explorar acerca da Grã-Bretanha contemporânea: racismo e histórias de comunidades negras locais. Por isso, o trabalho de Williams explora aspetos fundamentais da Grã-Bretanha multirracial e temas que são levantados pelo multiculturalismo. As peças estão agrupadas por temática e esta divisão explora a evolução da carreira de Williams. Desta forma, o primeiro capítulo, “Onde pertencemos? – O Conjunto Jamaicano”, aborda as primeiras peças do dramaturgo que focam o legado da Jamaica. O capítulo dois, “Construções de Como Ser Britânico – Onde nos Integramos?”, explora a construção de identidade na Grã- Bretanha contemporânea numa perspetiva negra. O capítulo seguinte, e último, “O Estado da Nação”, discute a abordagem da Grã-Bretanha atual através de peças que discutem o atual estado da nação. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos Ingleses |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24016 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Célia Maria Silva Oliveira.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |