Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23994

TítuloPossession: A romance: mitos femininos revisitados na representação da mulher - artista
Autor(es)Novais, Beatriz Maria Fernandes Pinto
Orientador(es)Pereira, Margarida Esteves
Palavras-chaveMitos
Mulher
Criatividade
Passado
Myths
Woman
Criativity
Past
Data2012
Resumo(s)Esta dissertação tem como objetivo a identificação e discussão de mitos culturais ligados a representações do feminino na obra ficcional de A. S. Byatt, nomeadamente em Possession: A Romance. Para tal, numa primeira parte avalia-se criticamente o enquadramento ideológico em que a obra se situa, nomeadamente o ponto de vista dos pensadores contemporâneos considerados relevantes para a clarificação do conceito do mito, assim como a problemática da linguagem nas pensadoras femininistas. Numa segunda parte, analisa-se de que maneira a escrita de A. S. Byatt se enquadra nos movimentos contemporâneos do feminismo. Também questiona a inserção desta escritora no contexto pós-moderno, e de que maneira em Possession a revisitação da época vitoriana instaura a importância do passado na sua fusão com o presente. Finalmente, centra-se no modo como mitos medievais/clássicos se refletem na representação do feminino, entretecendo-se simultaneamente com representações de mulheres de cariz mais realista. Assim, mitos com os da fada Melusina, de Deméter e Perséfona, da “Lady of Shallott”, de Cassandra e de Aracne são analisados à luz de identidades que os espelham em dimensões do contemporâneo. A partir do feminismo pós-moderno, procede-se à análise de revisão das representações das várias faces que a identidade feminina pode revestir, nomeadamente na problemática da criação da mulher-artista. Procurase estabelecer relações entre aqueles mitos e a descrição da busca de uma identidade autónoma por parte das personagens femininas do romance.
In this MA thesis we intend to identify and discuss cultural myths connected with feminine representations in the ficcional work of A. S. Byatt., mainly in Possession: A Romance. In the first part we critically evaluate the ideological framing of this dissertation, mainly the perspectives of the contemporary theorists who are considered important to clarify the concept of myth. We also study the concerns with language of feminist philosophers as a way to renew old ways of thinking. In the second part, we analyze the ways A. S. Byatt’s writing relates to the present feminist movements. It also questions the insertion of this author in postmodernism and how Possession establishes the importance of the past in the contemporary. In the third part, we focus on the ways medieval /classic myths emerge in representations of feminity, simultaneously connected with representations of real women. Therefore, the persistence of old myths such as as the Fairy Melusine, Demeter and Persefone, the Lady of Shallot, of Cassandra and Aracne are analysed and linked to identities which mirror them under the light of contemporary dimensions. Under the perspective of the postmodern feminism, we make a revision of different ways feminine identity can be represented, mainly the creative woman-artist. We try to establish relations between those myths and the depiction of the search for an independent identity by feminine characters in the novel.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23994
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Maria Fernandes Pinto Novais.pdf2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID