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https://hdl.handle.net/1822/23994
Título: | Possession: A romance: mitos femininos revisitados na representação da mulher - artista |
Autor(es): | Novais, Beatriz Maria Fernandes Pinto |
Orientador(es): | Pereira, Margarida Esteves |
Palavras-chave: | Mitos Mulher Criatividade Passado Myths Woman Criativity Past |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como objetivo a identificação e discussão de mitos
culturais ligados a representações do feminino na obra ficcional de A. S. Byatt,
nomeadamente em Possession: A Romance.
Para tal, numa primeira parte avalia-se criticamente o enquadramento
ideológico em que a obra se situa, nomeadamente o ponto de vista dos
pensadores contemporâneos considerados relevantes para a clarificação do
conceito do mito, assim como a problemática da linguagem nas pensadoras
femininistas.
Numa segunda parte, analisa-se de que maneira a escrita de A. S. Byatt
se enquadra nos movimentos contemporâneos do feminismo. Também
questiona a inserção desta escritora no contexto pós-moderno, e de que
maneira em Possession a revisitação da época vitoriana instaura a importância
do passado na sua fusão com o presente.
Finalmente, centra-se no modo como mitos medievais/clássicos se
refletem na representação do feminino, entretecendo-se simultaneamente com
representações de mulheres de cariz mais realista. Assim, mitos com os da
fada Melusina, de Deméter e Perséfona, da “Lady of Shallott”, de Cassandra e
de Aracne são analisados à luz de identidades que os espelham em dimensões
do contemporâneo. A partir do feminismo pós-moderno, procede-se à análise
de revisão das representações das várias faces que a identidade feminina pode
revestir, nomeadamente na problemática da criação da mulher-artista. Procurase
estabelecer relações entre aqueles mitos e a descrição da busca de uma
identidade autónoma por parte das personagens femininas do romance. In this MA thesis we intend to identify and discuss cultural myths connected with feminine representations in the ficcional work of A. S. Byatt., mainly in Possession: A Romance. In the first part we critically evaluate the ideological framing of this dissertation, mainly the perspectives of the contemporary theorists who are considered important to clarify the concept of myth. We also study the concerns with language of feminist philosophers as a way to renew old ways of thinking. In the second part, we analyze the ways A. S. Byatt’s writing relates to the present feminist movements. It also questions the insertion of this author in postmodernism and how Possession establishes the importance of the past in the contemporary. In the third part, we focus on the ways medieval /classic myths emerge in representations of feminity, simultaneously connected with representations of real women. Therefore, the persistence of old myths such as as the Fairy Melusine, Demeter and Persefone, the Lady of Shallot, of Cassandra and Aracne are analysed and linked to identities which mirror them under the light of contemporary dimensions. Under the perspective of the postmodern feminism, we make a revision of different ways feminine identity can be represented, mainly the creative woman-artist. We try to establish relations between those myths and the depiction of the search for an independent identity by feminine characters in the novel. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23994 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
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