Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23942

TítuloConceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
Autor(es)Saíde, Abôndio João
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEnsino da leitura
Conceções e práticas de professores
Ensino básico
Teaching of reading
Conceptions and practices of teachers
Elementary education
Data2012
Resumo(s)Decorrente do estudo relacionado com as Conceções e práticas sobre o ensino da leitura, discutimos a necessidade de se perceber que as competências em literacias de leitura do aluno constituem a base para a aprendizagem escolar e para a leitura do mundo. Tais capacidades levam-no a comportar-se como um verdadeiro leitor, que questiona, formula hipóteses, antecipa os acontecimentos e faz inferências, o que implica um conhecimento sobre os processos envolvidos no ato de ler por parte do professor. Por isso, procuramos compreender o que é, para os professores moçambicanos, ensinar a ler e tentamos apresentar enfaticamente a conciliação dessas conceções com as atividades que eles desenvolvem na sua prática pedagógica. A principal técnica de recolha de dados que usamos foi a entrevista semidiretiva e orientada de forma semiestruturada aplicada a dezasseis professores do Ensino Básico de seis escolas de três distritos da província do Niassa, em Moçambique. Os resultados obtidos sugerem que os professores sabem que ensinar a ler é uma atividade que consiste em fornecer ferramentas que visem o desenvolvimento inteletual do aluno e, para tal, é preciso recorrer-se a procedimentos metodológicos adequados, com vista a tornar a aprendizagem efetiva. No entanto, há um desfasamento entre o que dizem e o que praticam, pois desconhecem os caminhos a seguir para que, realmente, o aluno aprenda a ler. Por isso, estão mais preocupados em ajudar os alunos a interpretar as palavras do texto, a ensinar o alfabeto e a divisão silábica e não em desenvolver atividades que possam levar o aluno a compreender o texto no seu todo. O elevado número de alunos que terminam o Ensino Básico sem sabe ler pode estar ligado com o fraco conhecimento metodológico dos professores sobre os processos envolvidos no ato de ler. Apontamos como proposta a criação de centros de formação contínua dos professores e uma supervisão cíclica, com vista a evitar a rotina metodológica.
In this study, we discuss the importance of literacy skills as a condition to achieve school success. and to understand the world. Those skills enable the reader to question, hypothesize, anticipate and infer. In order to develop their students reading skills, teachers must know which are the processes involved in reading. Our aim is to describe Mozambican teachers’ conceptions about this, the tasks they develop at school in order to promote reading skills so that we can see how far conceptions are from practices. We interviewed 16 teachers from Niassa, Mozambique. Results show that teachers know that teaching reading implies giving their students the tools for their development, what demands appropriate methodologies. Nevertheless, there seems to be a gap between their conceptions and their practice, which is still rather traditional. It focuses on simple words and their spelling rather than on understanding the text as a whole and on relating the texts with their world. The high number of struggling readers in Mozambican schools may be related to their teachers’ unawareness of methodological approaches that enable the development of reading skills. Results also demonstrate the necessity of creating pre and in service teacher training programmes to develop teachers’ competences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23942
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abôndio João Saíde.pdf2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir
TRANSCRIÇÕES DAS ENTREVISTAS.pdf244,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID