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https://hdl.handle.net/1822/23942
Título: | Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique |
Autor(es): | Saíde, Abôndio João |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Ensino da leitura Conceções e práticas de professores Ensino básico Teaching of reading Conceptions and practices of teachers Elementary education |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Decorrente do estudo relacionado com as Conceções e práticas sobre o ensino da leitura,
discutimos a necessidade de se perceber que as competências em literacias de leitura do aluno
constituem a base para a aprendizagem escolar e para a leitura do mundo. Tais capacidades
levam-no a comportar-se como um verdadeiro leitor, que questiona, formula hipóteses, antecipa
os acontecimentos e faz inferências, o que implica um conhecimento sobre os processos
envolvidos no ato de ler por parte do professor. Por isso, procuramos compreender o que é, para
os professores moçambicanos, ensinar a ler e tentamos apresentar enfaticamente a conciliação
dessas conceções com as atividades que eles desenvolvem na sua prática pedagógica. A
principal técnica de recolha de dados que usamos foi a entrevista semidiretiva e orientada de
forma semiestruturada aplicada a dezasseis professores do Ensino Básico de seis escolas de
três distritos da província do Niassa, em Moçambique. Os resultados obtidos sugerem que os
professores sabem que ensinar a ler é uma atividade que consiste em fornecer ferramentas que
visem o desenvolvimento inteletual do aluno e, para tal, é preciso recorrer-se a procedimentos
metodológicos adequados, com vista a tornar a aprendizagem efetiva. No entanto, há um
desfasamento entre o que dizem e o que praticam, pois desconhecem os caminhos a seguir
para que, realmente, o aluno aprenda a ler. Por isso, estão mais preocupados em ajudar os
alunos a interpretar as palavras do texto, a ensinar o alfabeto e a divisão silábica e não em
desenvolver atividades que possam levar o aluno a compreender o texto no seu todo. O elevado
número de alunos que terminam o Ensino Básico sem sabe ler pode estar ligado com o fraco
conhecimento metodológico dos professores sobre os processos envolvidos no ato de ler.
Apontamos como proposta a criação de centros de formação contínua dos professores e uma
supervisão cíclica, com vista a evitar a rotina metodológica. In this study, we discuss the importance of literacy skills as a condition to achieve school success. and to understand the world. Those skills enable the reader to question, hypothesize, anticipate and infer. In order to develop their students reading skills, teachers must know which are the processes involved in reading. Our aim is to describe Mozambican teachers’ conceptions about this, the tasks they develop at school in order to promote reading skills so that we can see how far conceptions are from practices. We interviewed 16 teachers from Niassa, Mozambique. Results show that teachers know that teaching reading implies giving their students the tools for their development, what demands appropriate methodologies. Nevertheless, there seems to be a gap between their conceptions and their practice, which is still rather traditional. It focuses on simple words and their spelling rather than on understanding the text as a whole and on relating the texts with their world. The high number of struggling readers in Mozambican schools may be related to their teachers’ unawareness of methodological approaches that enable the development of reading skills. Results also demonstrate the necessity of creating pre and in service teacher training programmes to develop teachers’ competences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23942 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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