Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23783

TítuloO contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
Autor(es)Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da
Orientador(es)Martins, Custódia
Dias, Júlio Esteves
Data2012
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio pretende ser um registo e uma avaliação da implementação, nas aulas de filosofia da turma do 10ºA do Colégio Arautos do Evangelho, em Guimarães, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado O contributo dos manuais escolares para o ensino da filosofia no Ensino Secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores? concebido no âmbito do estágio profissional do curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho e levado acabo pelo mestrando autor deste relatório. Este estágio, visando a aquisição de uma experiencia preparatória para o exercício da docência de filosofia no Ensino Secundário, teve a sua preparação e fundamentação teórica assimilada na frequência às aulas do mesmo curso de mestrado, cujas componentes englobam uma multiplicidade de matérias de suma utilidade aos futuros professores, entre as quais estão conteúdos específicos da Filosofia e outros da Psicologia, Pedagogia e Didática. No decurso do estágio foram contempladas duas vertentes: A vertente pedagógica, composta pela lecionação planeada de 10 aulas (15 horas letivas) inseridas no programa oficial do 10º ano de Filosofia, cujo objetivo é a prática de planificação, gestão de aula e lecionação de conteúdos programáticos pré-definidos. A vertente investigadora, conforme mencionado no título deste relatório, visou estudar o contributo dos manuais escolares para o ensino da Filosofia no Ensino Secundário, a partir de diversos métodos e estratégias de avaliação que serão especificadas na primeira parte do mesmo. Esta componente de investigação procurará registar os motivos, os contextos, os métodos, a forma de implementação, os resultados e as conclusões que dirigiram e foram auridas nesta experiência pedagógica.
This Teaching Practice Report is intended to be a record and an evaluation of the implementation, in philosophy classes of the 10th class at Heralds of the Gospel College, in Guimarães, of the Pedagogical Intervention Plan entitled “The contribution of school textbooks for the teaching of philosophy in Secondary Education: teaching resources or simplifying guides?” designed under the apprenticeship of the of the Master Course in Teaching Philosophy in Secondary Education, at the Institute of Education of the University of Minho The teaching practice, for the acquisition of an experiment preparatory to the exercise of teaching philosophy in secondary education, had its theoretical preparation assimilated in class attendance into the same master program, whose components include a variety of extremely useful materials for future teachers, among which some are content-specific of philosophy and other of Psychology and Pedagogy. During the teaching practice were covered two aspects: The educational aspect, composed by teaching of 10 planned classes (15 teaching hours) inserted in the official program of the 10th year of philosophy, whose objective is the practice of planning, classroom management, and teaching predefined program contents. The investigative strand, as mentioned in the title of this report, evaluates the contribution of school textbooks for the teaching of philosophy in secondary education from a variety of methods and evaluation strategies that will be specified in the first part of it. This component will be predominantly on research that this report will address, attempting to document the reasons, contexts, methods, means of implementation, results and conclusions that directed and were earned on this pedagogical experience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23783
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Henrique Veloso Ferreira da Silva.pdf8,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID