Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23783
Título: | O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores? |
Autor(es): | Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da |
Orientador(es): | Martins, Custódia Dias, Júlio Esteves |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio pretende ser um registo e uma avaliação da implementação, nas aulas de filosofia da turma do 10ºA do Colégio Arautos do Evangelho, em Guimarães, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado O contributo dos manuais escolares
para o ensino da filosofia no Ensino Secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
concebido no âmbito do estágio profissional do curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no
Ensino Secundário, da Universidade do Minho e levado acabo pelo mestrando autor deste
relatório.
Este estágio, visando a aquisição de uma experiencia preparatória para o exercício da docência de filosofia no Ensino Secundário, teve a sua preparação e fundamentação teórica assimilada na frequência às aulas do mesmo curso de mestrado, cujas componentes englobam uma multiplicidade de matérias de suma utilidade aos futuros professores, entre as quais estão
conteúdos específicos da Filosofia e outros da Psicologia, Pedagogia e Didática.
No decurso do estágio foram contempladas duas vertentes:
A vertente pedagógica, composta pela lecionação planeada de 10 aulas (15 horas letivas)
inseridas no programa oficial do 10º ano de Filosofia, cujo objetivo é a prática de planificação,
gestão de aula e lecionação de conteúdos programáticos pré-definidos.
A vertente investigadora, conforme mencionado no título deste relatório, visou estudar o
contributo dos manuais escolares para o ensino da Filosofia no Ensino Secundário, a partir de
diversos métodos e estratégias de avaliação que serão especificadas na primeira parte do
mesmo. Esta componente de investigação procurará registar os motivos, os contextos, os
métodos, a forma de implementação, os resultados e as conclusões que dirigiram e foram
auridas nesta experiência pedagógica. This Teaching Practice Report is intended to be a record and an evaluation of the implementation, in philosophy classes of the 10th class at Heralds of the Gospel College, in Guimarães, of the Pedagogical Intervention Plan entitled “The contribution of school textbooks for the teaching of philosophy in Secondary Education: teaching resources or simplifying guides?” designed under the apprenticeship of the of the Master Course in Teaching Philosophy in Secondary Education, at the Institute of Education of the University of Minho The teaching practice, for the acquisition of an experiment preparatory to the exercise of teaching philosophy in secondary education, had its theoretical preparation assimilated in class attendance into the same master program, whose components include a variety of extremely useful materials for future teachers, among which some are content-specific of philosophy and other of Psychology and Pedagogy. During the teaching practice were covered two aspects: The educational aspect, composed by teaching of 10 planned classes (15 teaching hours) inserted in the official program of the 10th year of philosophy, whose objective is the practice of planning, classroom management, and teaching predefined program contents. The investigative strand, as mentioned in the title of this report, evaluates the contribution of school textbooks for the teaching of philosophy in secondary education from a variety of methods and evaluation strategies that will be specified in the first part of it. This component will be predominantly on research that this report will address, attempting to document the reasons, contexts, methods, means of implementation, results and conclusions that directed and were earned on this pedagogical experience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23783 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Henrique Veloso Ferreira da Silva.pdf | 8,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |