Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23766

TítuloAvaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
Autor(es)Maia, Isabel Andreia Bessa
Orientador(es)Veloso, Esmeraldina
Data2012
Resumo(s)Atualmente, na nossa sociedade a formação profissional tem adquirido uma significativa importância. Deparamo-nos com uma imensa oferta formativa e com um aumento da sua procura. O conceito de formação, com frequência, é alvo de definições muito “restritas” e “simplistas”. Este aparece associado à ideia de que a formação se encontra orientada para desenvolver competências profissionais, contudo, é importante privilegiar outras dimensões da formação, nomeadamente, as preocupações com o desenvolvimento humano, a emancipação pessoal e social dos indivíduos. Apesar de grandes investimentos se terem feito em termos de desenvolvimento da formação - desenvolvimento de novos programas, projetos, metodologias… - (Ribeiro, 1991), não houve uma preocupação coexistente em avaliar o seu processo, e podemos afirmar que pouco se tem abordado a formação ao nível do impacto provocado nas pessoas e na própria empresa. O interesse pela problemática da avaliação é bastante recente no nosso país e esta ainda prevalece marcada por uma discrepância entre o nível de discursos e a prática. Neste trabalho, num primeiro momento tentamos traçar uma perspetiva da situação da formação profissional no contexto atual; posteriormente, exploramos a temática da avaliação. Porque se deve avaliar? O que significa avaliar? São questões que tentamos esclarecer recorrendo a diversas abordagens teóricas presentes na literatura. E, ainda fazemos referência às etapas do processo avaliativo, às funções da avaliação, aos tipos de avaliação (quanto ao momento e quanto ao processo) e a um dos vários modelos de avaliação - o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrick (1959).
Nowadays, in our society, professional training has acquired major importance. We come across an enormous training offer and an increase on its demand. The concept of training is often object of very “restrictive” and “simple” definitions. This concept, appears associated to the idea that training is oriented in order to develop professional skills. However, it´s important to privilege other ranges of training, namely the concerns with human development and personal emancipation of individuals. Despite huge investments being made in terms of training development - development of news programs, projects, methodologies … - (Ribeiro, 1991), there hasn´t been a special concern in evaluating its process. We can also state that little has been approached in what comes to the level of impact on workers and on the company itself. The focus on the evaluation issue is pretty recent in our country and this prevails over the difference between practice and theory. In this paper, on stage one, we tried to trace the perspective on training in the present moment. Next, we explored the training evaluation theme. Why should we evaluate? What does evaluate mean? These are questions that we tried to clear recurring to different approaches present in literature. We also made reference to the stages of the evaluation process and its aims, type and one of the evaluation model - the Donald Kirkpatrick evaluation model (1959).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23766
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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