Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23697

TítuloA animação socioeducativa e a promoção da saúde : investir na prevenção
Autor(es)Morgado, Ana Raquel Machado
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Data2012
Resumo(s)A presente investigação tem como desafio principal elucidar sobre as vantagens da cooperação entre as áreas de Animação e da Saúde num trabalho conjunto que tem por objetivo a educação/promoção da saúde nos jovens. Este trabalho tem por base os seguintes propósitos: diagnosticar os conhecimentos e comportamentos dos jovens face a várias temáticas da saúde; avaliar as dificuldades de optar por um estilo de vida saudável; analisar a opinião dos profissionais de saúde e de animação quanto aos métodos a utilizar na realização de um trabalho conjunto com o objetivo comum de promover a saúde nos mais jovens; e recolher propostas de atividades a realizar num projeto de promoção da saúde com a participação de uma equipa constituída por animadores e profissionais de saúde. O ponto de partida do corrente estudo baseia-se num diagnóstico sobre os conhecimentos e comportamentos dos jovens sobre várias temáticas da saúde recolhidas pelo que é percecionado pelos profissionais da saúde e da animação que com eles mantêm um contacto permanente. A metodologia adotada para a recolha desta informação consistiu num questionário de tipo misto, aplicado a cinquenta profissionais da saúde e a cinquenta profissionais de animação perfazendo um total de cem casos estudados. Os dados foram devidamente tratados e analisados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences. Posteriormente, já na parte final da dissertação, foram apresentados alguns resultados que merecem destaque, onde resumidamente se verificou que os jovens possuem bons conhecimentos no que diz respeito a hábitos de higiene e de atividade física, e sabem pouco sobre comportamentos de risco, alimentação, sexualidade, segurança e ambiente, juntamente com as conclusões gerais deste estudo. Nos métodos de intervenção, os profissionais fizeram uma maior referência à aplicação das técnicas da animação em especial atividades lúdicas e de índole desportiva. As sessões de cariz formativo e interativo lideram as preferências dos profissionais quanto às propostas de atividades a implementar. Em último lugar, são ainda refletidas algumas sugestões, passíveis de pôr em prática no futuro.
The present study has as main challenge elucidate the advantages of cooperation between the Animation and Health area’s in a joint effort that aims education / health promotion in young people. This inquiry is based on the following purposes: to diagnose the knowledge and behavior of young people towards various health issues, assess the difficulties of choosing a healthy lifestyle; analyze the views of health and animation professionals regarding methods to use conducting a joint work with the common goal of promoting health in younger, and collect proposals for activities to be undertaken in a health promotion project involving a team of animators and health professionals. The starting point of this study is based on a diagnosis of the knowledge and behavior of young people on various health topics that are collected by perceived by health s and animation professional with which they maintain constant contact. The methodology for collecting this information consisted in a of a mixed type questionnaire, applied to fifty healthcare professionals and fifty animation professionals for a total of one hundred cases. Data were duly processed and analyzed with the Statistical Package for the Social Sciences. Later, in the final part of the thesis, we presented some results that worth mentioning , briefly where it was found that young people have good knowledge regarding the hygiene habits and physical activity, and know little about risk behaviors, nutrition, sexuality, safety and environment, along with the overall conclusions of this study. In intervention methods, professionals made greater reference to applying the techniques of animation and in particular playful activities and sporty indole. The training and interactive sessions are the preferences of professionals how to implement the proposed activities. Lastly, are still reflected some suggestions that may be implement in the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e Meio Ambiente)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23697
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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