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https://hdl.handle.net/1822/23695
Título: | Conceções de sexualidade de alunos do 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Pinto, Cláudia Gabriela Queirós |
Orientador(es): | Anastácio, Zélia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | “A educação sexual inicia-se na sala de partos” (Haffner, 2005:19) e acompanha-nos desde o
nascimento até à morte. Neste processo educacional, para além da importância da família, a escola
assume um significativo papel na promoção de uma sexualidade salutar junto das crianças e jovens.
A nossa investigação assumiu como principais objetivos sistematizar as conceções de
sexualidade mais frequentes nos alunos do 1.º CEB, tendo em consideração as influências dos fatores
género, idade, ano de escolaridade e contexto familiar/sociocultural. Simultaneamente procuramos
perceber quais os assuntos, no âmbito da sexualidade, que as crianças desejam ver esclarecidos.
Para averiguarmos as conceções dos alunos do 1.º CEB acerca da sexualidade, recorremos a
uma investigação de índole qualitativa, tendo privilegiado os grupos de foco como metodologia
especializada de recolha de dados. De acordo com as recomendações de Bedford e Burgess (2001,
cit. in Anastácio, 2007), optamos por formar quatro grupos de foco que divergiram, na sua
constituição, quanto aos fatores género, idade e ano de escolaridade. Os grupos de foco foram
realizados com vinte e duas crianças do 1.º CEB da Escola Básica da Ponte, em Vila das Aves. Após a
realização dos grupos focais, decidiu-se pela utilização de uma técnica sensível à interpretação de
conteúdos de mensagens e às manifestações linguísticas: a análise de conteúdo (Bardin, 2008).
Paralelamente recorreu-se à análise documental (Houle, 2003), através do estudo dos processos dos
alunos, para apreender informações sobre os seus contextos familiares/socioculturais.
Perante os resultados obtidos, constatamos que: i) existem estereótipos de género; ii) são
utilizados termos alternativos para denominar partes do corpo; iii) os relacionamentos interpessoais
são valorizados; iv) as brincadeiras possuem recreações de cariz sexual; v) o sexo feminino valoriza as
conversas em torno dos temas amor e paixão; vi) o divórcio é explicado através da ausência de amor,
da falta de respeito e da violência; vii) o questionamento do modelo tradicional de família está mais
presente nas crianças que têm (ou contactam) estruturas familiares “não tradicionais”; viii) é aceite
que os casais heterossexuais constituam uma família mas, mais de metade das crianças, não
concorda que a homossexualidade esteja na base de uma linhagem; ix) as crianças mais novas não
possuem noções temporais sobre o processo de maturação sexual e o período de gestação; x)
existem conceções distintas sobre os fenómenos subjacentes à fecundação (ingestão de comida,
intervenção divina, junção de uma semente a um ovo e união do espermatozoide ao óvulo); xi) as
conceções sobre o nascimento centram-se na cesariana, no “parto natural” e, numa perspetiva
alternativa, em “entrar dentro da mulher”; xii) 65% das crianças não conversavam sobre os assuntos
da área da sexualidade; xiii) as crianças mais velhas utilizam expressões e conceitos técnicocientíficas
verificando-se uma alteração conceptual no período após o ensino formal; xiv) as
conceções alternativas podem ter um caráter regressivo e perdurar após a aprendizagem formal. "Sexuality education begins in the delivery room" (Haffner, 2005:19) and accompanies us from birth to death. In this educational process, and in addition to the importance of family, the school plays a significant role in the promotion of a healthy sexuality among children and our youth. The systematisation of the most common sexuality concepts among the pupils of primary schools outlined the main objectives of our research. Therefore, we took into account the influences of the following factors: gender, age, school year and familiar/socio-cultural background. Simultaneously, we tried to understand the sexual issues children look forward to seeing clarified. In order to determine the concepts about sexuality that pupils from primary schools have, we bet on a qualitative research, privileging focus groups as specialized methodology of data collection. Respecting Bedford and Burgess's recommendations (2001, cit. Anastacio, 2007), we decided to create four focus groups which differed in gender, age and school year. The focus groups were conducted with twenty-two children from the Primary school 1.º CEB da Escola Básica da Ponte in Vila das Aves. After conducting the focus groups, we decided to use a technique which is sensitive to the interpretation of message contents and linguistic manifestations: the analysis of contents (Bardin, 2008). At the same time, we resorted to the documentary analysis (Houle, 2003), by studying the processes of the pupils, in order to learn about their familiar/ socio-cultural contexts. Given the results obtained, we found out that: i) there are gender stereotypes; ii) alternative terms are used to describe body parts; iii) interpersonal relationships are valued; iv) the games have sexually-oriented recreations; v) females value the conversations about love and passion; vi) the divorce is explained by the absence of love, lack of respect and violence; vii) the questioning of the traditional family model is more present in children who have (or contact with) "non-traditional" family structures; viii) it is accepted that heterosexual couples constitute a family, but more than half of the children do not agree that homosexuality is at the base of a lineage; ix) younger children do not have temporal notions about the process of sexual maturation and gestation period; x) there are distinct conceptions on the phenomena underlying fertilization (food intake, divine intervention, joining a seed to an egg and the union of the sperm to the egg); xi) the ideas about birth focus on cesarean section, "natural childbirth" and on "getting inside the woman", as an alternative perspective; xii) 65% of the children did not talk about the issues related to sexuality; xiii) older children use technical-scientific expressions and concepts, plus a conceptual change in the period after the formal education was observed; xiv) alternative conceptions can have a regressive character and last after formal learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e Meio Ambiente) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23695 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Cláudia Pinto out.2012.pdf | 6,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |