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https://hdl.handle.net/1822/23690
Título: | O caminho labiríntico da avaliação do desempenho docente : um estudo com professores de línguas estrangeiras |
Autor(es): | Oliveira, Maria Elisabete Seabra |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Supervisão Avaliação Trabalho colaborativo Desempenho profissional Humanismo Supervision Evaluation Collaborative work Professional performance Humanism |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O estudo que aqui se descreve pretende analisar os modelos de avaliação do desempenho
docente vigentes entre os anos 2007 e 2011 e o seu impacto junto dos professores de Línguas
Estrangeiras (LEs). Foram estudadas as conceções e perceções de um grupo de professores de LE
de uma escola secundária do distrito do Porto, relativas ao modo como viveram este processo
avaliativo.
O estudo realizado teve como objetivos: I) analisar os referenciais concetuais nacionais e
internacionais para a avaliação do professor de língua estrangeira e os normativos vigentes; II)
caraterizar conceções e perceções do processo ADD implementado numa escola secundária do
distrito do Porto; III) identificar potencialidades formativas e constrangimentos da avaliação do
desempenho docente, IV) propor alternativas ao modelo de avaliação do desempenho docente
atualmente em vigor, num enquadramento humanista e reflexivo. Partindo de uma análise
empírica da legislação que suportou o processo avaliativo, e da exposição de experiências vividas
no campo da ADD em determinados países, foram aplicados dois instrumentos: um inquérito por
entrevista focalizada e um comentário reflexivo a um grupo de 10 professoras de LEs. Os
resultados permitiram concluir que os modelos avaliativos apresentados até à data suscitaram
muita controvérsia, advinda da forma como foram implementados, da burocracia implicada em
todos os modelos, do impacto irrefletido dos mesmos nas suas carreiras e nas suas vidas,
carecendo de algumas modificações, pelo que são sugeridas algumas recomendações neste
estudo. O estudo apresenta uma dimensão colaborativa e sustenta-se nos princípios da
reflexividade e autonomia como processos que se interpenetram visando uma compreensão de
todo o processo avaliativo.
Tratando-se de um estudo de caso descritivo e reflexivo, apresenta necessariamente
limitações que não permitem generalização nem transferabilidade para outros contextos
educativos. Todavia, espera-se que possa contribuir para um novo olhar sobre a ADD e para o
finalizar de um caminho labiríntico que, muito negativamente, tem afetado o funcionamento das
escolas portuguesas. The study here described intends to analyse the teachers’ performance evaluation models in use between 2007 and 2011 and their impact on Foreign Language teachers. The conceptions and perceptions of a group of Foreign Language teachers, from a secondary school from Oporto’s district, regarding the way they lived this evaluation process were studied. The study had as goals: I) analyse the national and international conceptual referential for the evaluation of foreign language teachers and the present regulations; II) characterize conceptions and perceptions of the teachers performance evaluation implemented in a Oporto’s district secondary school; III) identify formative potentialities and constraints in teachers’ performance evaluation; IV) propose alternatives to the present model of teachers’ performance evaluation, in a humanist and reflexive framework. Beginning with an empiric analysis of the legislation that supported de evaluative process, and the exposition of real life experiences in the teachers’ performance evaluation area in some countries, two instruments were applied: an inquiry through a focal interview and a reflexive comment to a group of 10 foreign languages teachers. The results allow concluding that the evaluative models presented until today aroused much controversy, arising from the way they were implemented, from the bureaucracy implied in every models, from the thoughtless impact on the teachers’ careers and lives, lacking some modifications, the reason why some recommendations are suggested in this study. The study has a collaborative dimension and is sustained in the principles of reflexivity and autonomy as processes that interpenetrate aiming a comprehension of the evaluative process. Being a descriptive and reflexive study case, it has necessarily limitations that do not allow generalization or transferability to other educative contexts. However, it is hoped that it may contribute for a new way of perceiving teachers’ performance evaluation and to the ending of a labyrinthine path that, much negatively, has affected the Portuguese schools functioning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23690 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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