Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23688

TítuloGestão, ação organizacional e resultados escolares : discursos de diretores da escola pública
Autor(es)Sousa, Arlindo Antunes de
Orientador(es)Afonso, Almerindo Janela
Data2012
Resumo(s)Com a publicação regular dos rankings, os resultados escolares granjearam nova importância, na medida em que são assumidos social e politicamente como indicadores fiáveis do desempenho das escolas dos ensinos básico e secundário. Ao nível organizacional, procura-se na reconfiguração das condutas e rituais a resposta para o incremento ou manutenção da performance. Os constrangimentos e condicionalismos inerentes constituíram desígnio fundador do presente trabalho. Neste contexto, sendo a tomada de decisão representada como momento fulcral da conduta organizacional, foi no diretor, pelo papel legal e socialmente imputado, que vislumbramos o ator e testemunho privilegiados para perscrutar a ação. Para o trabalho, encontramos nos recursos teóricos da sociologia das organizações, as perspetivas neo-institucionais que, consubstanciadas numa abordagem qualitativa, nos permitiram selecionar, no discurso de diretores da escola pública, fragmentos de relevância simbólica para as reflexões e considerações finais. No estudo realizado, constatamos que, não obstante a existência de trabalho desenvolvido intencionalmente em favor de incremento da performance, os fatores de natureza contextual sobrepõem-se a qualquer estratégia racionalmente pré-estabelecida. À escola pública imputa-se comunitariamente um conjunto de padrões e normas que não se reveem plenamente no valor substantivo que os indicadores de eficácia fornecem. A legitimação do trabalho depende igualmente da capacidade de invocar e gerir todo o sistema de valores em seu favor.
With the regular publication of the rankings, school results garnered new importance, as it is assumed socially and politically as reliable indicators of basic and secondary school performance. At the organizational level, seeks the reconfiguration of conduct and rituals as response to increasing or maintaining performance. The inherent constraints set up the main purpose of this work. In this context, decision making being represented as pivotal moment of organizational behavior, was the school principal for legal and socially ascribed role, that we found the actor and privileged witness to scrutinize the action. For this work, we find in the theoretical resources of sociology of organizations, neo-institutional perspectives that embodied with a qualitative approach, allowed us to select the in speech of public school principals, fragments of symbolic relevance to the discussions and closing remarks. In the study, we found that, notwithstanding the existence of work done intentionally in favor of increased performance, The nature of contextual factors overlaps any pre-established strategy rationally. The public school is communally allocated a set of standards and rules that are not fully envision in the substantive value of effectiveness indicators. Legitimacy of work also depends on the ability to invoke and manage the entire value system in their behalf.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23688
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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