Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23656
Título: | Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos |
Autor(es): | Machado, Ercília Maria Leão da Silva |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente estudo, desenvolvido no ano letivo 2011/2012 no contexto de um Curso de
Educação e Formação (CEF), visou compreender em que medida esta oferta formativa
alternativa se aproxima de uma visão inclusiva e transformadora da educação, tendo como
objetivos de investigação: (1) Analisar perceções dos atores educativos sobre os CEF; (2)
Problematizar práticas de educação (em línguas estrangeiras) nos CEF à luz de valores
democráticos; (3) Identificar constrangimentos e potencialidades dos CEF.
Trata-se de um estudo de caso de natureza interpretativa, realizado em contexto natural, e cujas
conclusões e recomendações poderão ser relevantes em contextos semelhantes. Recorreu-se a
instrumentos de investigação qualitativos, nomeadamente questionários e entrevistas a alunos
de uma turma do CEF, a ex-alunos dos CEF, a uma professora de língua estrangeira e ao diretor
pedagógico da escola. O estudo abrangeu dimensões gerais da formação neste contexto e
dimensões específicas da educação em línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol).
Os resultados permitem concluir que estes cursos podem contribuir para a reconstrução da
identidade, da auto-estima e da motivação de jovens em risco de abandono escolar, e que as
abordagens e estratégias de ensino da língua centradas na diferenciação e na negociação
pedagógicas podem promover a autorregulação das aprendizagens e a participação nos
processos de tomada de decisão.
São identificados constrangimentos ao desenvolvimento desta oferta formativa, em contraponto
com as suas potencialidades enquanto espaço de reconfiguração de conceções e práticas dos
alunos. Estes revelam transformações significativas de sentido positivo no que diz respeito à sua
autoimagem e à sua atitude face à escola e à aprendizagem de línguas, mas o estudo também
sinaliza caminhos de melhoria no funcionamento desta oferta formativa. The present study was developed in 2011/2012 within a Training and Education Course (TEC), aiming at understanding the extent to which this type of alternative courses are based on an inclusive, transformative view of education. The research objectives were as follows: (1) To analyse educational actors’ perceptions about TECs; (2) To problematise FL education practices in TECs with reference to democratic values; (3) To identify the potential value and constraints of TECs. An interpretative case study was carried out in a natural context, whose conclusions and recommendations can be relevant in similar contexts. Qualitative research instruments were used, mainly questionnaires and interviews involving the course students, former TEC students, one FL teacher and the school pedagogical diretor. The study focussed on general educational aspects and specific aspects regarding FL education (English and Spanish). Results show that these courses can contribute to reconfigure the identity, self-esteem and motivation of young students at risk, and that language teaching approaches based on differentiation and negotiation can foster learner self-regulation and participation in decisionmaking. Constraints to the development of this type of courses are identified, as well as their gains in terms of rebuilding the students’ ideas and practices. The students reveal significant positive transformations as regards their self-image and attitudes towards school and language learning, but the study also points out ways for further improvement in these courses. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23656 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ercília Maria Leão da Silva Machado.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |