Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23555

TítuloLógicas de ação na educação de adultos : um olhar sociológico-organizacional
Autor(es)Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Orientador(es)Estêvão, Carlos V.
Data3-Jan-2013
Resumo(s)A educação de adultos é um objeto de investigação que tem sido intercetado, ao longo dos tempos, por diferentes lógicas de ação presentes tanto nos discursos das agendas políticas nacionais como internacionais, nomeadamente da UNESCO e da União Europeia. Tendo a sua origem num passado remoto, as práticas de educação de adultos foram-se desenvolvendo sem, contudo, terem sido acompanhadas pela construção de um quadro teórico específico. Apesar dos contributos de alguns pensadores, a educação de adultos viria a conhecer o aperfeiçoamento de um quadro teórico, sobretudo, a partir dos contributos da UNESCO, em meados do século passado. Nesta ausência teórica, é frequente encontrarmos experiências educativas comuns aos adultos e às crianças, assentes, sobretudo, no paradigma escolar, como, por exemplo, no período da Monarquia Constitucional. O período da Primeira República marca um novo discurso na educação dos adultos o qual viria a ser silenciado mais tarde pelos ideais centralizadores do Estado Novo. É com a efervescência da revolução do 25 de Abril que a educação de adultos adquire um cunho de cariz emancipatório, com práticas descentralizadoras e autonómicas de educação de adultos. Todavia, os anos 80 viriam a ser caraterizados pela centralização e pelo retorno ao paradigma escolar. No final dos anos 90, a educação de adultos reconhece um novo fôlego com a preparação do sistema nacional de reconhecimento, validação e certificação de competências, o qual tem vindo a institucionalizar-se com o novo milénio no campo da educação de adultos. A identificação e reflexão em torno das diferentes lógicas de ação, que perpassam o campo da educação de adultos, teve a sua inspiração nos modelos de análise organizacional selecionados: o Modelo Burocrático, o Modelo Político e o Modelo Neo-institucional. Todavia, é com o contributo da Escola das Convenções que, numa articulação com o modelo político, delineamos a nossa proposta teórica de análise constituída por seis diferentes lógicas de ação que atravessam o campo da educação de adultos: a lógica cívica-estatal, a lógica cívica-cidadã, a lógica subjetiva-humanista, a lógica económica-mercantil, a lógica económica-empresarial e a lógica dos projetos em rede. A construção deste quadro teórico foi relevante para identificarmos e interpretarmos as lógicas de ação que se encontram subjacentes ao Programa Novas Oportunidades e, em particular aos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) do nível básico e secundário. O contexto empírico desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades – o CNO Alfa –, nos anos civis de 2010 e 2011. As opções metodológicas ancoram tanto na abordagem qualitativa como quantitativa e incluíram a realização de um inquérito aos adultos certificados pelo CNO Alfa no ano de 2010, entrevistas aos técnicos, formadores e coordenadora do CNO Alfa, observação não participante de alguns momentos do processo de RVCC, pesquisa e análise documental de vários elementos do CNO Alfa, nomeadamente os Portfólios Reflexivos de Aprendizagem dos adultos certificados. Realizamos também um inquérito aos diretores/coordenadores dos Centros Novas Oportunidades da região Norte. A investigação efetuada gravitou em torno de vários eixos de análise, nomeadamente: a análise do CNO como organização, as relações entre a ANQ e os Centros Novas Oportunidades, os adultos do processo de RVCC e a sua relação com a educação, a análise ao processo de RVCC e os efeitos do processo de RVCC na vida dos adultos. A discussão dos dados obtidos permite concluir que o campo da educação de adultos tem sido permeável à existência de um compósito de diferentes lógicas de ação, sendo o CNO uma organização que combina no seu seio várias lógicas, consoante o enfoque de análise dirigido. As lógicas predominantes no exercício dos processos de RVCC são, sobretudo, as lógicas cívica-estatal e a económica, assentes na centralização burocrática e na performatividade e accountability, respetivamente, sendo a lógica cívica-cidadã, alicerçada na emancipação social, a que teve uma menor expressividade neste processo de RVCC. Os discursos dos técnicos e formadores do RVCC em torno do processo de RVCC e da conceção de adulto espelham nuances da lógica subjetiva-humanista, assim como as representações dos adultos irradiam essa mesma lógica, através do elogio do processo de RVCC pelo aumento da auto-estima proporcionado, refletindo um certo encanto por este novo processo educativo.
Adults‘ education is an investigation that has been, through times, intercepted by different logics of action found in political agendas speeches, both national and international, such as UNESCO and European Union. Having its origin in a remote past, adults‘ education practices have been developing, however, without a specific theoretical board.In despite of some thinkers contribution, adults‘ education would see the improvement of a theoretical board, mainly with contributions from UNESCO, in the middle of the last century. In this theoretical absence, is usual to find educational experiences common to both adults and children, specially based on the school paradigm like, for example, during the Constitutional monarchy period.The first republic period marks a new speech related to adults‘ education that would be later silenced by the centralizing ideals of the New State (Estado Novo). It is with the effervescence of the 25th of April revolution that adults‘ education emancipates, with decentralizing and autonomous practices. However, the 1980s would characterize a new centralization and the return to the school paradigm. In the end of the 1990s, adults‘ education would have a new breath, with the national recognition system, validation and competences certification, becoming an institution with the new millennium in the adults‘ education field. The identification and the reflexion around different logics of action, beyond adults‘ education, were inspired in selected organizational analyses models: Bureaucratic Model, political model and neo-institutional model. However, it is with the contribution of School of ―Conventions‖ that, in an articulation with the political, we outline our theoretical analyses proposal made of six different logics of action that go through the adults‘ education field: civic-state-owned logic, civiccitizen logic, subjective-humanist logic, economical-commercial logic, economical-business logic and network projects logic. Building this theoretical board was relevant to identify and interpret the logics of action underlying the New Opportunities Programme and, in particular, the Competences Recognition, Validation and Certification of Basic and secondary levels (RVCC).The empirical context was developed in a New Opportunities Centre – CNO Alfa– in the years of 2010 and 2011.The methodological options have ground in both quality and quantity approaches and included an inquiry to the adults certified by CNO Alfa in the year of 2010,interviews to the technicians, trainers and the CNO coordinator, a non-participant observation of some moments of the RVCC process, documents research and analysesof several elements of CNO Alfa, such as Reflective Learning Portfolios of certified adults. Inquiries to the northern region CNOs directors/coordinators were also done.The investigation had different analysis, such as: analyzing the CNO as an organization, the relationship between ANQ and CNOs, the adults doing the RVCC process and their relationship with education, the RVCC process analysis and the effect of the RVCC process in the adults‘ life. The discussion of the obtained data allows us to conclude that the adults‘ education field has been permeable to different logics of action, being a CNO a combination of different logics.The predominantlogics in RVCC process are civic-state-owned and economical logics, based on bureaucratic centralization and in performance and accountability, being the civiccitizen logic, based in a social emancipation, the least expressed in this RVCC. The RVCC technicians and trainers speeches about the RVCC process and the understanding of the adult showsa bit of a subjective-humanist logic, as well as the adults representations show a little of it, by praising the RVCC process, increasing self-esteem, showing an enchantment for this new educational process.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23555
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Andrade Vilaverde e Silva.pdf
Acesso restrito!
8,68 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndice IV.pdf
Acesso restrito!
1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID