Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23482

TítuloA orientação para o mercado interno e o clima organizacional : caso Jerónimo Martins
Autor(es)Pereira, João Nuno Ramadas
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira
Palavras-chaveMarketing interno
Orientação para o mercado interno
Clima organizacional
Internal marketing
Internal market orientation
Organizational climate
Data2012
Resumo(s)O Marketing Interno vem á mais de três décadas a ser discutido ao nível da gestão e da literatura académica, contudo não é consensual a sua definição e menos ainda a extensão da sua influência numa organização, pelo que esta pesquisa pretende contribuir para uma melhor compreensão do conceito e dos seus impactos no Clima de uma Organização. Este trabalho tenta compreender as dinâmicas entre a Orientação para o Mercado Interno baseado nas métricas desenvolvidas por Lings e Greenley (2005) que contemplam as cinco dimensões: 1) Recolha de informações sobre o Mercado Interno 2) Caracterização da Natureza da Informação 3) Geração de informações sobre o Mercado Interno 4) Comunicação e disseminação das Informações e 5) A capacidade de resposta ao Mercado Interno; e a escala de 19 dimensões desenvolvida pela equipa de investigadores liderada por Patterson (2003) sobre o Clima Organizacional. Os resultados obtidos parecem indicar uma ligação parcial entre a Orientação para o Mercado Interno e o Clima Organizacional nomeadamente através dos comportamentos da supervisão e da definição clara de objectivos.
For more than three decades the Internal Marketing is discussed in terms of management and academic literature, yet there is no consensus definition and it is still less the extent of their influence in an organization, so this research aims to contribute to a better understanding of the concept and its impacts on the climate of an organization. This paper attempts to understand the dynamics between the Internal Market Orientation based on metrics developed by Lings and Greenley (2005) that address the five dimensions: 1) Collection of information about the Internal Market 2) Characterization of Nature of Information 3) Generation of information on the Internal Market 4) Communication and dissemination of information and 5) the ability to respond to the Internal Market, and the scale of 19 dimensions developed by a team of researchers led by Patterson (2005) on Organizational Climate. The results seem to indicate a partial connection between Guidance for Internal Market and the Organizational Climate through the conduct of supervision and clear definition of objectives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23482
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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