Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23482
Título: | A orientação para o mercado interno e o clima organizacional : caso Jerónimo Martins |
Autor(es): | Pereira, João Nuno Ramadas |
Orientador(es): | Farhangmehr, Minoo Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira |
Palavras-chave: | Marketing interno Orientação para o mercado interno Clima organizacional Internal marketing Internal market orientation Organizational climate |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O Marketing Interno vem á mais de três décadas a ser discutido ao nível da gestão e da literatura
académica, contudo não é consensual a sua definição e menos ainda a extensão da sua influência
numa organização, pelo que esta pesquisa pretende contribuir para uma melhor compreensão do
conceito e dos seus impactos no Clima de uma Organização.
Este trabalho tenta compreender as dinâmicas entre a Orientação para o Mercado Interno
baseado nas métricas desenvolvidas por Lings e Greenley (2005) que contemplam as cinco
dimensões: 1) Recolha de informações sobre o Mercado Interno 2) Caracterização da Natureza da
Informação 3) Geração de informações sobre o Mercado Interno 4) Comunicação e disseminação das
Informações e 5) A capacidade de resposta ao Mercado Interno; e a escala de 19 dimensões
desenvolvida pela equipa de investigadores liderada por Patterson (2003) sobre o Clima
Organizacional.
Os resultados obtidos parecem indicar uma ligação parcial entre a Orientação para o Mercado
Interno e o Clima Organizacional nomeadamente através dos comportamentos da supervisão e da
definição clara de objectivos. For more than three decades the Internal Marketing is discussed in terms of management and academic literature, yet there is no consensus definition and it is still less the extent of their influence in an organization, so this research aims to contribute to a better understanding of the concept and its impacts on the climate of an organization. This paper attempts to understand the dynamics between the Internal Market Orientation based on metrics developed by Lings and Greenley (2005) that address the five dimensions: 1) Collection of information about the Internal Market 2) Characterization of Nature of Information 3) Generation of information on the Internal Market 4) Communication and dissemination of information and 5) the ability to respond to the Internal Market, and the scale of 19 dimensions developed by a team of researchers led by Patterson (2005) on Organizational Climate. The results seem to indicate a partial connection between Guidance for Internal Market and the Organizational Climate through the conduct of supervision and clear definition of objectives. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23482 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Nuno Ramadas Pereira.pdf Acesso restrito! | 3,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |