Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23471

TítuloMarketing digital e marketing tradicional : uma análise comparativa
Autor(es)Kinder, Francis Herbert
Orientador(es)Schwedler, Moritz von
Neto, Sónia
Data2012
Resumo(s)Neste trabalho, buscou-se observar as principais vantagens e desvantagens do marketing digital em relação às estratégias tradicionais de marketing, segundo a ótica da evolução do marketing digital (e das ferramentas necessárias à sua realização, como a internet) desde o seu nascimento até os dias de hoje. Para isto, realizou-se um estudo de caso prático na empresa Adclick Ltda., especializada em campanhas de marketing digital através do marketing de desempenho, ou seja, recebendo unicamente pelos resultados entregues. Com as dificuldades e evoluções notadas neste estágio, puderam-se comprovar algumas qualidades presentes na teoria disponível, como o maior controle dos custos, a maior flexibilidade, a possibilidade de personalização, etc. Da mesma forma, vislumbrou-se as principais falhas do novo tipo de marketing: seu caráter complementar (em grandes empresas), a maior exposição às críticas e a necessidade de um relacionamento direto com os consumidores finais. Por outro lado, o interesse da geração conectada por mais informação, como se vê na teoria, não foi comprovado na prática. Concluiu-se que o marketing digital pode ser uma excelente alternativa para empresas mais jovens, com limitada abrangência ou com custos extremamente restritos, enquanto empresas maiores devem possuir uma estratégia de presença na internet coerente e funcional, sem deixar de lado o marketing tradicional. A evolução futura da internet, especialmente através de smartphones associados à geolocalização, surgiu como um importante desafio ao desenvolvimento e compreensão do marketing digital no futuro próximo.
On this project, I sought to observe the main advantages and disadvantages of digital marketing, compared to the traditional strategies of marketing, through the optic of digital marketing development (and its fundamental tools, such as the internet itself) since its birth until present time. To do so, I have made an internship in Adclick Ltda, specialized in digital marketing campaigns through performance marketing, or receiving when results were delivered. Evolutions and difficulties that I have had through the internship allowed me to confirm some qualities announced on the available theory, such as higher cost control, flexibility, personalization possibility, etc. The same way, it was possible to confirm some of the main faults of digital marketing: its complementary character (in large companies), higher exposition to criticizing and the demand of care on the direct contact with final consumers. On the other side, the connected generation’s interest in as much information as possible, as seen on the theory, has not been confirmed in practice. It was possible to confirm that digital marketing can be an excellent alternative to younger companies, or to those will extremely restricted costs or coverage, while larger companies must have a functional and coherent strategy of internet presence, without letting aside traditional marketing. Smartphones usage, associated with geolocalization, presented itself as an important challenge for digital marketing comprehension and development in the near future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23471
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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