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https://hdl.handle.net/1822/23393
Título: | A responsabilidade social nas empresas - instituições |
Autor(es): | Rêgo, Cláudia Raquel Costa |
Orientador(es): | Sousa, Helena |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A Responsabilidade Social, como factor estratégico e de publicidade para uma
Empresa/Instituição, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e mais força no
seio de uma organização, que vê neste meio uma forma de agradar às pessoas e
de construir uma imagem mais saudável aos olhos da sociedade em geral. A
Responsabilidade Social é acima de tudo a preocupação com o meio social, com
as pessoas e com um mundo mais sustentável. Mas estará esse facto aliado
apenas a uma estratégia de marketing, ou haverá na realidade interesse e
preocupação com o meio ambiente e com o ser humano por parte das
Empresas/Instituições? Estará a Responsabilidade Social a ser usada pelas
organizações com a preocupação de contribuir para um mundo melhor e mais
sustentável, ou será apenas vista como uma estratégia para alcançar uma imagem
positiva, uma imagem de entidade preocupada com o meio social e com o nível de
vida das pessoas, junto do público-alvo?
A Responsabilidade Social é uma obrigação de todos os intervenientes económicos
e deve ser levada a cabo de forma a que se estabeleça um gradual melhoramento
da qualidade de vida da população, tendo em vista uma sociedade mais justa e
um ambiente mais limpo, que todos têm obrigação de levar a cabo, promovendo
acções que garantam que esses objectivos sejam atingidos e cumpridos.
Contudo, por vezes, sabemos que de um modo geral, nem sempre assim acontece,
na sociedade ainda existem demasiados erros e demasiada falta de consciência
ambiental e de condições dignas de trabalho, e, muitas Empresas/Instituições não
têm em conta essa mesma preocupação com o ambiente e com os seus
colaboradores.
É neste sentido, que através de uma análise de factos e de um estudo empírico irei
abordar esta questão. The Social Responsibility as a strategic factor and advertising for a company, has gained more fans and more power within an organization, which sees this as a way to please people and to build a healthier image in the eyes society in general. But social responsibility is above all the concern with the social environment, with people and with a more sustainable world. But that fact is combined with just a marketing strategy, or is there actually interest and concern for the environment and humans by companies? Is the Social Responsibility to be used by companies with the desire to contribute to a better and more sustainable world, or only seen as a strategy to achieve a positive image, an image of a company concerned with the social environment and living standards people, with the target audience? Social Responsibility is an obligation for all operators and should be carried out in order to establish that a gradual improvement in the quality of life, with a view to better society and a cleaner environment all have an obligation to carrying out, promoting action to ensure that these objectives are met and fulfilled. However, sometimes, we know that in general, not always the case, in society there are still too many errors and too much lack of environmental awareness and decent working conditions, and many companies do not consider this same concern for the environment and its employees. In this sense, that through an analysis of facts and an empirical approach and try to learn more about this issue. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23393 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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