Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23284

TítuloO que se joga na responsabilidade social e na sustentabilidade : um desafio do humano
Autor(es)Ribeiro, Marta Sofia da Silva
Orientador(es)Gama, Maria Gabriela
Palavras-chaveResponsabilidade social
Desenvolvimento sustentável
Comunicação institucional
Social responsibility
Sustainable development
Corporate communication
Data2012
Resumo(s)O desenvolvimento tecnológico e científico despoletou uma série de benefícios. O universo recreou-se nas incontornáveis possibilidades que caraterizam a sociedade da informação e da comunicação, refletida nas e pelas tecnologias. Todavia, o progresso é marcado por duas velocidades diferentes: a primeira está relacionada com os países industrializados, que usufruem das múltiplas vantagens da globalização, e a segunda com os países subdesenvolvidos, que desconhecem esta evolução. Ao fosso social e económico evidente, alia-se o uso desmedido dos recursos naturais e as transformações que o ser humano foi empreendendo no universo. Hoje, reconhece-se que a intervenção humana sobre o planeta provocou consequências irreversíveis. O caminho a percorrer pelo homem no sentido de responder às questões que a sua própria ação desencadeou é cada vez mais longo. Minimizar os impactos negativos ocasionados pela ação humana constitui, portanto, uma missão comum, exigindo o contributo das múltiplas esferas da sociedade. A par do esforço de cada ser humano, a empresa é também interpelada a assumir responsabilidades extraordinárias. O desafio consiste em concretizar ações estruturais que contribuam para um mundo passível de ser vivido pelas gerações futuras. As empresas são, na atualidade, chamadas a cooperar no sentido de encontrar soluções socialmente responsáveis e assentes no desenvolvimento sustentável. A concretização de ações que visem, simultaneamente, o desenvolvimento económico, social e ambiental constitui um compromisso das empresas socialmente responsáveis. A busca legítima pelo lucro e o cumprimento da legislação vigente não são, no panorama atual, suficientes para a construção e consolidação do papel do tecido empresarial. A importância de assumir uma conduta socialmente responsável e de investir na comunicação institucional, no sentido de difundir as práticas empreendidas, é cada vez mais percecionada pelas empresas.
The technological and scientific development has triggered a number of benefits. The universe is recreated in compelling possibilities that characterize the information and communication society, reflected in and by technologies. However, progress is marked by two different speeds: the first is related to the industrialized countries, which enjoy the multiple advantages of globalization, and the second, with the underdeveloped countries, who are unaware of this development. To the evident social and economic gap joins the overuse of natural resources and the changes that humans were waging in the universe. Today, it is recognized that human intervention on the planet caused irreversible consequences. The way that man should go in order to answer the questions that its own action has triggered is increasingly long. Minimize the negative impacts caused by human action is therefore a common mission and require the contribution from multiple spheres of society. Along with the effort of every human being, the company is also challenged to take extraordinary responsibilities. The challenge is to implement structural actions that contribute to a world that can be experienced by the future generations. Companies are, in actuality, called to cooperate in order to find solutions based on social responsibility and sustainable development. The implementation of actions that address simultaneously the economic, social and environmental development is a commitment of socially responsible companies. The legitimate quest for profit and the compliance with current legislation aren’t, in the current scenario, sufficient to build and consolidate the role of the company. The importance of taking a socially responsible conduct and investing in corporate communication, in order to disseminate the practices undertaken, is increasingly perceived by companies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23284
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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Marta Sofia da Silva Ribeiro.pdf
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