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https://hdl.handle.net/1822/23249
Título: | Figuras do herói: literatura, cinema, banda desenhada |
Editor(es): | Álvares, Cristina Curado, Ana Lúcia Sousa, Sérgio Guimarães de |
Palavras-chave: | Herói Literatura Cinema BD |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Resumo(s): | NOTA INTRODUTÓRIA Desde tempos imemoriais, os grupos humanos têm criado heróis para neles projetarem os seus ideais e valores, fundamentar a sua existência e problematizar a sua estrutura ética. Desde o semi-deus antigo ao herói urbano pós-moderno, as configurações histórico-culturais da figura heróica apresentam-se, não sofre dúvida, múltiplas e variadas. Há, pois, heróis e heroínas míticos, trágicos, cómicos, épicos, romanescos, picarescos, clássicos, tradicionais, modernos, contemporâneos, anti-heróis, super-heróis. Numa palavra, o herói tem mil caras. Esta diversidade não obstou ao reconhecimento de uma estrutura ou morfologia invariante – o monomito, o arquétipo ou o mitologema heróico –, morfologia determinada em assinalável porção pela função do herói nos mitos: fundador e transgressor, ele ou ela instaura a ordem humana pela rutura com a ordem divina. Neste sentido, o herói mítico, que se situa para lá da lei e da ordem que fundou, constitui a referência e a medida das tipologias heróicas e assim todo o herói preserva algo deste modelo. O mesmo é dizer: mediador entre ordem e contra-ordem, o herói caracteriza-se por uma atitude de denegação em relação à lei e ao poder (age ao seu serviço mas simultaneamente excede-os). Desta denegação derivam o hibridismo e a liminaridade do herói, as suas deslocações entre dois mundos (o dos vivos e o dos mortos, o do sonho e o da realidade, o dos civilizados e o dos selvagens). O herói é, em consequência, essencialmente aquele ou aquela que se expõe ao que advém (advenire, a(d)ventura), por outras palavras, é aquele ou aquela que está disponível para o decisivo encontro (ou, não raro, encontrão) com a alteridade radical, dispondo-se a procurar uma dimensão perdida, material e/ou imaterial, sofrendo a mutação da identidade e/ou a transformação do mundo. Dissidente, desertor, mestiço, pirata, missionário, repórter, viajante, sedutor, detetive, explorador, arqueólogo, justiceiro – estas e outras figuras heroicas, como seria expectável, encontram-se, no masculino e no feminino, em mitos, contos, romances, teatro, cinema, banda desenhada, vídeo-jogos. Ao reunir, no presente volume, um assinalável e assaz transdisciplinar conjunto de estudos, pautados por orientações metodológicas e programáticas distintas (a narratologia, os estudos sobre o imaginário, os estudos culturais, a psicanálise, os estudos intermediais, os neo-comparatismos, entre outras matrizes analítico-interpretativas) e abrangendo múltiplas modalidades estético-expressivas (a Literatura, o Cinema, a Banda Desenhada), procura-se oferecer o resultado de uma análise crítica e heurística da entidade Herói pensada e descrita em função de um intuito primordial e substantivo: aprofundar, em múltiplos suportes, o conhecimento histórico-semântico da suas numerosas figurações. |
Tipo: | Atas de conferência |
Descrição: | A presente obra reúne as comunicações, bem como as conferências, apresentadas no “Colóquio Internacional Figuras do Herói – Literatura, Cinema, Banda Desenhada” realizado no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2012. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23249 |
Acesso: | Acesso aberto |
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