Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23050

TítuloEnsino não formal : educação em ciências : implementação de atividades experimentais no pré-escolar
Autor(es)Monteiro, Marta Daniela Caldas
Orientador(es)Costa, Manuel F. M.
Data2012
Resumo(s)A presente dissertação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores, Área de Especialização em Física e Química, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, visa aprofundar conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem das Ciências, entrelaçando os ensinos formal e não formal, tendo por base o crescente reconhecimento da importância da Ciência e das atividades de ensino não formal na Educação em Ciências bem como as lacunas registadas na formação inicial e contínua de professores. Assim, com presente estudo pretendeu-se averiguar o valor educacional/formativo das atividades experimentais em contexto não formal na aprendizagem das Ciências. Para tal, conseguiu-se a colaboração de alunos do 12º ano do ensino secundário, que foram ativamente envolvidos na conceção e aplicação dessas atividades especialmente destinadas a serem aplicadas na sala de aula, mas em ambiente de ensino não formal, com crianças do ensino Pré-Escolar. Para além de se pretender levar a Ciência e o seu o estudo ao primeiro dos níveis de ensino, o préescolar, foi nosso objetivo estimular ainda mais o interesse dos alunos do ensino secundário para estudo das Ciências aumentando a sua motivação e melhorando a qualidade da aprendizagem em Física e Química. No sentido de responder a estes objetivos, desenvolveu-se um conjunto de seis atividades experimentais na temática “Objetos e Materiais”. As atividades desenvolvidas foram concretizadas e aplicadas por oito alunos do 12º ano do ensino secundário, colaboradores/tutores junto das turmas do ensino Pré-Escolar sob a orientação da sua professora e autora desta dissertação. No total realizaram-se quatro sessões que envolveram 191 crianças e as 10 educadoras titulares das respetivas turmas. Através da análise das sessões e da observação direta da aplicação das atividades experimentais concluiu-se, que as atividades desenvolvidas foram um momento muito importante para reconhecer o impacto destas atividades de índole experimental em contexto não formal nas crianças, nomeadamente quanto ao seu interesse, curiosidade, entusiasmo, empenho e motivação, bem no que respeita à influência positiva que teve junto dos alunos colaboradores/tutores do 12º ano.
This dissertation of the Master of Science - Teacher's Continuing Education, Specialization in Physics and Chemistry, of the School of Sciences of the University of Minho, aims to deepen knowledge about the teaching and learning of sciences, intertwining formal and nom-formal teaching, based on the growing recognition of the importance Science activities and non-formal education in Science Education as well as the gaps in the initial and continuous training of teachers. With this study it was intended to determine the educational and for formative value of experimental non-formal activities in the learning of Science. For this, we managed to obtain the active collaboration of students of the 12th grade of secondary school who were actively involved in the design and implementation of these activities especially to be developed in the classroom, but in an environment of non-formal education, with preschool children. Beside bringing science and its study to this first levels of education, preschool, our goal was to further stimulate the interest of high school students to study science by increasing their motivation and improving the quality of their learning of Physics and Chemistry. In order to meet these goals, we developed a set of six experimental activities the theme “Objects and Materials”. The activities were implemented and applied by eight students of the 12th grade of secondary school, that acted as tutors teaching classes to preschool students under the guidance of their teacher and author of this dissertation. In total, four sessions were held involving 191 children and 10 teachers of the respective classes. Through the analysis of the sessions and direct observation of the application of the experimental activities, we concluded that the activities were very useful allowing us to recognize the impact of these experimental activities in an non-formal environment with this kind of children, especially in what concerns _ their interest – curiosity – enthusiasm - commitment and motivation. The positive influence on tutor students of the 12 grade was also clearly noticed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23050
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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