Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/23022

TitleAspectos sociodemográficos e nosológicos da população do serviço de urgência do hospital distrital de Guimarães (um estudo de geografia humana)
Author(s)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Issue date1995
PublisherUniversidade do Minho
JournalCadernos do Noroeste
Abstract(s)O presente artigo encerra a análise de alguns dos comportamentos patológicos mais frequentes num Serviço de Urgência, nomeadamente, do Hospital Distrital de Guimarães. Subdivide-se estruturalmente em duas partes: a primeira apresenta um facies teórico, centralizando-se na problemática dos indicadores de saúde mais válidos para avaliar o estado de saúde de uma população, analisando a evolução de alguns indicadores, e.g., a taxa de mortalidade infantil, a taxa de mortalidade perinatal, à escala nacional e infradistrital. A segunda parte evidencia um facies mais pragmático, resultante da recolha de uma amostra a partir da leitura de 6579 fichas de doentes e da realização de um inquérito por entrevista em três 'dias do Verão de 1990. Os principais objectivos que estiveram subjacentes à sua feitura foram: transmitir um conhecimento detalhado dos comportamentos da população que afluía a um Serviço de Urgência nos finais da década de oitenta, incluindo a morbilidade mais frequente pouco considerada nas estatísticas oficiais de saúde e nos estabelecimentos hospitalares e alertar os organismos administrativos dos estabelecimentos hospitalares para a necessidade de reverem as suas estatísticas.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23022
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DS/CICS - Artigos em Revistas Nacionais/Articles in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aspectos Sociodemograficos e nosológicos.pdf455,56 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID