Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22946

TítuloRapid prototyping of ubiquitous computing environments
Autor(es)Silva, José Luís Cardoso
Orientador(es)Campos, J. Creissac
Harrison, M. D.
Palavras-chaveUbiquitous and context-aware computing
Analysis
Modelling
Prototyping
3D virtual environments
User experience
Computação ubíqua e ciente do contexto
Análise
Modelação
Prototipagem
Ambientes virtuais 3D
Experiência do utilizador
Data6-Nov-2012
Resumo(s)Ubiquitous computing raises new usability challenges that cut across design and development. We are particularly interested in environments enhanced with sensors, public displays and personal devices. How can prototypes be used to explore the users' mobility and interaction, both explicitly and implicitly, to access services within these environments? Because of the potential cost of development and design failure, these systems must be explored using early assessment techniques and versions of the systems that could disrupt if deployed in the target environment. These techniques are required to evaluate alternative solutions before making the decision to deploy the system on location. This is crucial for a successful development, that anticipates potential user problems, and reduces the cost of redesign. This thesis reports on the development of a framework for the rapid prototyping and analysis of ubiquitous computing environments that facilitates the evaluation of design alternatives. It describes APEX, a framework that brings together an existing 3D Application Server with a modelling tool. APEX-based prototypes enable users to navigate a virtual world simulation of the envisaged ubiquitous environment. By this means users can experience many of the features of the proposed design. Prototypes and their simulations are generated in the framework to help the developer understand how the user might experience the system. These are supported through three different layers: a simulation layer (using a 3D Application Server); a modelling layer (using a modelling tool) and a physical layer (using external devices and real users). APEX allows the developer to move between these layers to evaluate different features. It supports exploration of user experience through observation of how users might behave with the system as well as enabling exhaustive analysis based on models. The models support checking of properties based on patterns. These patterns are based on ones that have been used successfully in interactive system analysis in other contexts. They help the analyst to generate and verify relevant properties. Where these properties fail then scenarios suggested by the failure provide an important aid to redesign.
A computação ubíqua levanta novos desafios de usabilidade transversais ao seu desenvolvimento e design. Estamos particularmente interessados em ambientes enriquecidos com sensores, ecrãs públicos e dispositivos pessoais e em saber como podem ser utilizados protótipos na exploração da mobilidade e interação, implícita e explicita, dos utilizadores de forma a acederem a serviços desses ambientes. Devido às potenciais falhas do design proposto e aos elevados custos associados ao seu desenvolvimento, as características destes sistemas devem ser exploradas utilizando versões preliminares dos mesmos dado que estes podem vir a falhar quando implementados no destino, tornando a sua utilização inaceitável. Essas técnicas são necessárias por forma a avaliar soluções alternativas antes de decidir implementar o sistema fisicamente. Isto é crucial para um desenvolvimento com sucesso que antecipe potencias problemas do utilizador e reduza os custos de redesign. Esta tese descreve o desenvolvimento de uma ferramenta para a prototipagem rápida e análise de ambientes de computação ubíqua como suporte à avaliação de designs alternativos. É apresentado a APEX, uma plataforma que junta um servidor de aplicações 3D com uma ferramenta de modelação. Os protótipos baseados na APEX permitem aos seus utilizadores finais navegarem numa simulação 3D do ambiente ubíquo projetado. Desta forma muitas das características do design proposto podem ser experienciadas pelos utilizadores. Os protótipos e respetivas simulações são gerados na plataforma para ajudar os designers/developers a entender como é que os utilizadores podem experienciar o sistema. Os protótipos são suportadas através de três camadas: a camada de simulação (utilizando um servidor de aplicações 3D); a camada de modelação (utilizando uma ferramenta de modelação) e uma camada física (utilizando dispositivos externos e utilizadores reais). A plataforma possibilita aos designers/ developers moverem-se entre estas camadas de forma a avaliar diferentes características do sistema, desde a experiencia do utilizador até ao seu comportamento através de uma analise exaustiva do sistema ubíquo baseada em modelos. Os modelos suportam a verificação de propriedades baseadas em padrões. Estes padrões são baseados em padrões existentes e já utilizados com sucesso, noutros contextos, na análise de sistemas interativos. Eles auxiliam a geração e verificação de propriedades relevantes. O local onde estas propriedade falham sugere um cenário de falha que fornece uma ajuda importante no redesign do sistema.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22946
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DI/CCTC - Teses de Doutoramento (phd thesis)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Luís Cardoso da Silva.pdf6,8 MBAdobe PDFVer/Abrir
Appendix_A.zip1,11 MBUnknownVer/Abrir
Appendix_B.zip1,99 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID