Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22815
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Silva, Elisabete de Jesus Oliveira da |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório incide sobre a minha experiência profissional enquanto docente de Física e
Química, num âmbito mais científico, embora não descurando todo o papel do professor enquanto
educador. Ao longo de cerca de doze anos de experiência profissional, foram inúmeras as
competências adquiridas nos diversos domínios que compõem a dimensão de todo o “ser
professor”: científico, pedagógico, administrativo e de gestão.
O grande avanço científico e tecnológico vivido no último século conduz a uma crescente
curiosidade por parte dos estudantes. Para estar ao nível destes novos desafios e ajudar os alunos
no seu crescimento intelectual, os professores de Ciências devem reger-se por uma constante
atualização científica e pedagógica, de modo a estimular e desenvolver a aprendizagem dos seus
alunos.
Esta atualização constante e consistente, que eu procuro na minha prática docente, passa pela
pesquisa de informação e pela formação especializada, vetores que vão permitir uma atividade
profissional mais dinâmica, com a utilização de metodologias inovadoras, nas quais as atividades
práticas, laboratoriais, experimentais e os projetos científicos têm lugar de destaque. Só assim se
poderá evitar um ensino tradicional, demasiado expositivo que é, algumas vezes, responsável pela
desmotivação dos alunos e pelo baixo rendimento escolar.
Apresento um elenco de atividades e projetos desenvolvidos ao longo destes anos com os respetivos
objetivos, o processo de desenvolvimento, o seu enquadramento científico, os alunos participantes,
os resultados e o seu contributo para o desenvolvimento harmonioso do sucesso educativo por
parte dos alunos.
A metodologia adotada ao longo da construção do relatório teve como base a consulta bibliográfica
e análise documental, tanto em suporte livro como via Internet, tendo sido explorada e
contextualizada a informação mais pertinente recolhida nas diversas fontes. No enquadramento
científico desenvolvi um tema da área da Química – Dispersões, onde abordarei as soluções, os
colóides e as suspensões.
Exponho também uma resenha das diversas ações de formação, palestras, seminários e workshops
em que participei ao longo destes anos de atividade profissional, tentando demonstrar a sua
relevância na melhoria do meu desempenho profissional. The present report concerns my professional experience as a physics and chemistry teacher in a more scientific way, without neglecting my role of teacher as an “educator”. Over these 12 years of experience, there were numerous skills acquired in the various fields that make up the whole of "being a teacher": scientific, pedagogical, administrative and management. The scientific and technological breakthrough lived in the last century led to a growing curiosity on students. To level up to these new challenges and help students in their intellectual growth, science teachers should undergo a constant scientific and pedagogical update, to encourage and develop student learning. This constant and consistent update that I seek in my teaching practice, involves the search for information and specialized training, vectors that will allow a more dynamic professional activity with the use of innovative methodologies in which practical activities, laboratory experiments and scientific projects have a prominent role. This way, we can avoid a traditional education, too expository, that is sometimes responsible for students' demotivation and low academic performance. I present a list of activities and projects developed over the years with their objectives, development process, scientific framework, participant students, results and contribution to the harmonious development of the student’s educational success. The methodology used throughout the construction of the report was based on bibliographic and documental research and analysis, using book and internet support, exploring and contextualizing the most relevant information collected at different sources. In the scientific framework I developed a theme in chemistry - dispersions, where I will discuss the solutions, colloids and suspensions. I also show a review of the various training activities, lectures, seminars and workshops that I attended over the years of professional activity, trying to demonstrate their relevance in the improvement of my professional performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22815 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisabete de Jesus Oliveira da Silva.pdf Acesso restrito! | 145,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |