Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22287
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Telhada, José | - |
dc.contributor.author | Louro, Miguel Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-07T10:13:15Z | - |
dc.date.available | 2013-01-07T10:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/22287 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do projeto final do curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão industrial. Este projeto foi realizado em ambiente industrial, concretamente na empresa de componentes eletrónicos Bosch Car Multimedia S.A. O projeto teve como principal objetivo a otimização da rede de abastecimento de longa distância da empresa, recorrendo a alguns fundamentos e modelos logísticos na área de transportes e redes de distribuição. Inicialmente foi feita uma análise e diagnóstico ao sistema de importação, identificando potenciais problemas alvo de otimização. Foram recolhidos dados relativos à periodicidade das cargas, fornecedores envolvidos, taxa de ocupação dos camiões, tempos de trânsito, entre outros. Face aos problemas detetados, nomeadamente relacionados com o milk run de importação, traçaram-se vários cenários de otimização de rotas que foram posteriormente alvo de uma análise de custos. Paralelamente, foi também aplicado o modelo de “Centro de Gravidade” para determinar a localização ideal do centro intermédio de consolidação da recolha a partir dos inúmeros fornecedores, antes da viagem de longo curso até à sede da empresa. A análise ao trabalho desenvolvido aponta para alternativas válidas à atual rede de abastecimento da empresa. Prevê-se que a possível futura implementação das melhorias sugeridas nesta dissertação, poderá favorecer o processo de importação pela redução de custos e aumento da flexibilidade da rede. | por |
dc.description.abstract | This thesis was developed as the final project of the course: Integrated Master in Industrial Engineering. The research was conducted in Bosch Car Multimedia S.A., an electronic components company. The main scope of this project was the supply chain optimization in the long haul case. For that, it was used some logistic fundaments about transports and distribution networks. Firstly, it was made a prospection and analysis at the import process, identifying potentials problems with good possibilities to be optimized. To do so, it was collected data related to loads frequency, involved suppliers, occupation rate of the trucks, transit times, among others. With all the problems identified, mainly related to the inefficient external milk run, it was created different routes scenarios. All of these were compared and analyzed regarding all costs involved. At the same time, it was applied the gravity center model to determine the ideal location for the central consolidation warehouse. The analysis of the developed work leaded to viable alternatives for the current supply chain. The implementation of the suggested improvements must improve the import process, reducing costs and increasing the flexibility of the system. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Supply chain management | por |
dc.subject | Distribution logistics | por |
dc.subject | Milk run | por |
dc.subject | Consolidação | por |
dc.subject | Consolidation | por |
dc.title | Avaliação e otimização da rede de abastecimento de longa distância : estudo de um caso | por |
dc.type | masterThesis | - |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miguel Lima Louro.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |