Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21954

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorMiranda, Lúcia-
dc.contributor.authorSalgado, Ana M.-
dc.contributor.authorSilva, Marta-
dc.contributor.authorMartins, Virgínia A.-
dc.date.accessioned2012-12-21T13:50:30Z-
dc.date.available2012-12-21T13:50:30Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.issn0872-3915por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21954-
dc.description.abstractA capacidade cognitiva e a motivação académica têm sido frequentemente assumidas como as variáveis do aluno mais determinantes da sua aprendizagem e rendimento escolar. Neste estudo, operacionalizando a capacidade cognitiva através de uma bateria de testes de raciocínio e a motivação através de uma escala de atribuições causais, analisa-se o impacto de ambas as variáveis psicológicas no rendimento dos alunos na disciplina de Matemática. A amostra é formada por todos os alunos do 6.° ano de escolaridade de uma escola privada, com contrato de associação, do distrito de Braga. Os resultados mostram que a capacidade cognitiva se apresenta como o melhor preditor do rendimento escolar, havendo ainda parte da variância do rendimento na matemática associada, em sentido negativo, à atribuição causal do sucesso à sorte. Este dado sugere que alunos que não atribuem o seu rendimento ao acaso apresentam, em geral, melhores classificações escolares.por
dc.description.abstractThe cognitive ability and academic motivation have often been assumed as the most determinant variables of student learning and their school performance. ln this study, the operationalization of the cognitive ability through a battery of tests of reasoning and motivation through a scale of causal attributions, alIow us analyze the impact of both psychological variables in the student performance in mathematics. The sample consists of all students in the 6th grade at a private school, integrated in public system, in the district of Braga. The results showed that cognitive ability remains on the best predictor of academic performance, and part of students ' mathematics results variance is related negatively to causal attribution of success to luck. This last aspect shows that students who do not attribute their academic performance to random reasons have, in general, better academic results.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectRendimento na matemáticapor
dc.subjectAtribuições causaispor
dc.subjectCapacidade cognitivapor
dc.subjectSchool successpor
dc.subjectPerformance mathematicspor
dc.subjectCausal attributionspor
dc.subjectCognitive abilitypor
dc.titleImpacto da capacidade cognitiva e das atribuições causais no rendimento escolar na matemáticapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage55por
oaire.citationEndPage66por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleQuadrantepor
oaire.citationVolume21por
sdum.journalQuadrantepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Impacto da capacidade cognitiva.pdfArtigo em Revista6,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID