Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21685

TítuloFormação de e-formadores : estudo de caso no SOLAR - ambiente de aprendizagem online do instituto virtual
Autor(es)Farias, Maria Auxiliadora de Almeida
Gomes, Maria João
Dias, Paulo
Palavras-chaveE-learning
Educação a distância
Aprendizagem e formação online
Educação e inovação
Distance education
Education and innovation
Online learning and training
Data2012
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Resumo(s)Neste texto apresenta-se um estudo no domínio da formação de professores para a Educação a Distância no contexto do Curso de Formação de Tutores do Instituto Virtual da Universidade Federal do Ceará, Brasil, orientado para a análise das conceções de utilização, desenvolvimento e inovação pedagógica nos ambientes de educação a distância e e-learning. A análise baseia-se nas abordagens da sociedade em rede, nas conceções de aprendizagem situada e comunidade de prática, nos processo de aprendizagem colaborativa, nas perspetivas cognitivas do conhecimento, nos modelos de gestão e liderança de formação, na globalização das redes de educação e das redes sociais que configuram os espaços de aprendizagens formal e as cenarizações da inovação e sustentabilidade dos modelos de aprendizagem colaborativa. A investigação adotará o Estudo de Caso como opção metodlogócia, focalizando os fenômenos/acontecimentos em estudo no contexto em que ocorrem. O resultado da investigação será a elaboração de referências para as cenarizações da inovação e sustentabilidade dos modelos de aprendizagem colaborativa.
We present this study on training of teachers for distance education in the context of the Tutors Training Course of the Virtual Institute of the Federal University of Ceará, Brazil, and aims to analyze the conceptions of use, development and innovation for pedagogical environments of distance education and e-learning in the Digital Society. The analysis is summarized in the approaches of the network society, in designs of situated learning and communities of practice, the process of collaborative learning approaches in the education network, the cognitive perspectives of knowledge management models and leadership training, the globalization of education networks and social networks that configure themselves as places of formal education and scenarios innovation and sustainability of models of collaborative learning. Given the nature and objectives of this study we adopted a qualitative based approach in the context of distance education and e-learning within the training course. The outcome of the investigation will be the preparation of references for scenario innovation and sustainability of collaborative learning models.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21685
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DF-MJG-PD.pdfFicheiro integral431,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID