Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21135

TítuloAs atividades pedagógicas como apoio às aprendizagens das crianças no Jardim de Infância e na Creche
Autor(es)Martins, Manuela da Conceição Machado
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveAprendizagem pela ação
Projetos e atividades
Learning through action
Data2012
Resumo(s)O presente relatório descreve e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica em Jardim de Infância e em Creche desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. A intervenção realizada focalizou-se na dimensão pedagógica Projetos e Atividades no sentido de promover a realização de variadas atividades e experiências de aprendizagem ativa e de construção integrada de conhecimentos. Nos dois contextos, a intervenção realizada teve como referencial o modelo curricular High/Scope e baseou-se nas interações com as crianças, na observação da sua atividade e no diálogo em equipa educativa. O trabalho desenvolvido, em ambos os contextos, contribuiu para uma melhor compreensão acerca da importância de proporcionar às crianças atividades de aprendizagem pela ação e do papel fundamental da observação e escuta dos interesses e necessidades das crianças para fomentar este processo.
The report I present describes and supports a pedagogical and interventional project developed in Kindergarten and Crèche under the Supervised Teaching Practice, in order to obtain a Master’s degree on Pre-School educational studies. This intervention has been totally focused on the pedagogical dimension Projetos e Atividades mainly to promote a wide range of activities and experiences of active learning and an integrated construction of knowledge. Relatively to both contexts, this intervention had as a curricular row-model the High /Scope method and was based on interacting with children, in a careful observation of their activities and in a constant dialogue with the educative staff. The work developed, in both contexts, had a vital contribution to a better comprehension on the importance of providing activities of learning through action on the fundamental role of observation processes and listening to children’s interests and necessities to reinforce this process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21135
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuela da Conceição Machado Martins.pdf
Acesso restrito!
2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID