Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21135
Título: | As atividades pedagógicas como apoio às aprendizagens das crianças no Jardim de Infância e na Creche |
Autor(es): | Martins, Manuela da Conceição Machado |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Aprendizagem pela ação Projetos e atividades Learning through action |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório descreve e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica em
Jardim de Infância e em Creche desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada,
para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar.
A intervenção realizada focalizou-se na dimensão pedagógica Projetos e Atividades no
sentido de promover a realização de variadas atividades e experiências de aprendizagem ativa e
de construção integrada de conhecimentos.
Nos dois contextos, a intervenção realizada teve como referencial o modelo curricular
High/Scope e baseou-se nas interações com as crianças, na observação da sua atividade e no
diálogo em equipa educativa.
O trabalho desenvolvido, em ambos os contextos, contribuiu para uma melhor
compreensão acerca da importância de proporcionar às crianças atividades de aprendizagem
pela ação e do papel fundamental da observação e escuta dos interesses e necessidades das
crianças para fomentar este processo. The report I present describes and supports a pedagogical and interventional project developed in Kindergarten and Crèche under the Supervised Teaching Practice, in order to obtain a Master’s degree on Pre-School educational studies. This intervention has been totally focused on the pedagogical dimension Projetos e Atividades mainly to promote a wide range of activities and experiences of active learning and an integrated construction of knowledge. Relatively to both contexts, this intervention had as a curricular row-model the High /Scope method and was based on interacting with children, in a careful observation of their activities and in a constant dialogue with the educative staff. The work developed, in both contexts, had a vital contribution to a better comprehension on the importance of providing activities of learning through action on the fundamental role of observation processes and listening to children’s interests and necessities to reinforce this process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21135 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuela da Conceição Machado Martins.pdf Acesso restrito! | 2,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |