Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21080

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Iris Susana Pires-
dc.contributor.authorCosta, Carla Manuela Duarte da Silva-
dc.date.accessioned2012-11-30T11:46:47Z-
dc.date.available2012-11-30T11:46:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21080-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste relatório apresenta todo o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção ao nível da compreensão de textos não literários no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta esta temática, neste projeto de investigação o objetivo central foi o de iniciar os alunos na aprendizagem dos processos de leitura de textos não literários e promover a compreensão/reflexão sobre os processos de aprendizagem. Ao longo deste percurso, os alunos aprenderam a construir significados dos textos não literários, conhecendo processos que os ajudam a compreender melhor esses textos, a regular a sua atividade de leitura e o próprio processo de aprendizagem, mobilizando e manifestando a competência de aprender a aprender. Este texto é um relato reflexivo no qual estão apresentadas e explicitadas as estratégias pedagógicas utilizadas para atingir estes objetivos. A avaliação desta experiência permitiu concluir que os princípios pedagógicos que estiveram na base deste projeto, nomeadamente, a prática situada, o ensino explícito e a prática transformada, são bastante favoráveis para o desenvolvimento de competências de leitura, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem bastante claro para os alunos. Paulatinamente, estes tornam-se sujeitos conscientes relativamente aos seus processos cognitivos, ao que estão a aprender e ao processo de construção dessas aprendizagens. O relato deste projeto finaliza com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado no desenvolvimento das minhas competências profissionais, ou seja, na construção da minha profissionalidade, de que saliento o desenvolvimento da própria capacidade reflexiva.por
dc.description.abstractThis report presents the action-research process developed with a second grade class of the First Cycle of Basic Education regarding the comprehension of non-literary texts. The main objective of the project was to initialize the students into the reading process of non-literary texts, as well as to promote the comprehension and reflection about the learning processes themselves. During this process, the students learned how to create significance from the non-literary texts by knowing reading processes that allow them to understand those texts better, and to monitor their reading activity and the learning process itself by applying and expressing the competence of learning how to learn. This reflexive report presents the pedagogical strategies used to pursue the above-mentioned objectives. With the evaluation of this experience was possible to conclude that the principles of situated practice, explicit teaching and transformed practice that sustained the pedagogical actions are quite favorable to the development of reading competences inasmuch as they contribute to a higher clarity of the teaching-learning process to students. Gradually, they learned the reading processes and became conscious subjects regarding their cognitive processes, learning about the construction process of that learning. This report ends up with a reflection about the impact of this action research process in the development of my professional competences, namely the development of my reflexive capacity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCompreensãopor
dc.subjectProcessos de leiturapor
dc.subjectTextos não literáriospor
dc.subjectPrática situada e transformadapor
dc.subjectEnsino explícitopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectCompetência de aprender a aprenderpor
dc.subjectComprehensionpor
dc.subjectReading processespor
dc.subjectNon-literary textspor
dc.subjectSituated and transformed practicepor
dc.subjectExplicit teachingpor
dc.subjectMetacognitionpor
dc.subjectLearning how to learn competencepor
dc.titleIniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literáriospor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc372.4por
dc.subject.udc37.015.3por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Manuela Duarte da Silva Costa.pdf14,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID