Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21045

TítuloPolíticas para a igualdade entre homens e mulheres nos media: da (inov)ação legislativa à mudança social
Autor(es)Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Cabecinhas, Rosa
Palavras-chavePolíticas
Auto/hetero regulação
Igualdade
Media
Policies
Auto/hetero regulation
Equality
Media
Data2012
EditoraEdições Afrontamento
RevistaEx Aequo
Resumo(s)Este artigo visa contribuir para a problematização crítica sobre as políticas para a igualdade entre homens e mulheres nos mediae seus reflexos nas práticas profissionais. Neste domínio estão presentes três dimensões plenamente entrelaçadas: produtoras/es de conteúdos e instâncias mediáticas, produtos desenvolvidos e públicos. Conscientes da importância das recomendações e orientações político-legais, internacionais e nacionais, que visam a auto e hétero-regulação das e dos profissionais, consideramos que será neces- sário aprofundar o diálogo entre academia, organismos políticos, organizações da socie- dade civil e instâncias e produtoras/produtores mediáticas/os, de modoa revolucionar as práticas profissionais, contribuindo para a integração de uma perspetiva feminista.
This paper aims to contribute to the necessary debate on policies for equality between men and women in the media as well as its reflections on professional practice. Three key dimensions are fully intertwined within this debate: content producers and media instances; products; and publics. Given the importance of national and internatio- nal recommendations and political and legal guidelines, with the objective of a professio- nal auto and hetero-regulation, further dialogue between academia, political institutions, civil society organizations and media organizations and professionals is needed, in order to change media practices by integrating a feminist perspective.
Cet article vise à contribuer à la problématisation critique sur les politiques pour l’égalité entre hommes et femmes aux médias, ainsi que leurs réflexes aux pratiques professionnelles. Dans ce domaine il’ y a trois dimensions cruciales totalement entrelacés: productrices/producteurs de teneurs et instances médiatiques, produits développés et publiques. Conscients de l’importance des recommandations et des directive politique et juridique, nationales et internationales, qui visent à la auto-régulation et hétéro-régulation des professionnels, on considère qu’il nous manque un dialogue ouvert entre les le milieu universitaire, les instances politiques, les organisations de la société civile et les organes et la production des médias, lequel tend à révolutionner les pratiques médiatiques, contribuant à l’intégration d’une perspective féministe.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21045
ISSN0874-5560
Versão da editorahttp://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0874-55602012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Políticas para a igualdade entre homens e mulheres nos media.pdfPolíticas para a igualdade entre homens e mulheres nos media104,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID