Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21030

TítuloAnimação teatral e terceira idade : contributos para um envelhecimento ativo
Autor(es)Cunha, Carla Sofia Ribeiro e
Orientador(es)Dias, Maria dos Anjos Flôr
Palavras-chaveAnimação teatral
Animação sócio-cultural
Educação ao longo da vida
Atelier de teatro
Teatro de memória
Idosos
Pessoas idosas
Seniores
Envelhecimento
Velhice
Terceira idade
Envelhecimento ativo
Qualidade de vida
Bem-estar
Theatrical activities
Sócio-cultural activities
Lifelong learning
Workshop on theatre
Memory theatre
Elderly
Older people
Senior people
Ageing
Old age
Ative ageing
Quality of life
Well-being
Data2012
Resumo(s)A diminuição das taxas de natalidade associada ao aumento da esperança média de vida tem provocado a inversão das pirâmides etárias em todo o mundo. Este aumento do número de pessoas idosas coloca às sociedades desafios de ordem económica e social. Impôe-se assim aos diversos estados e à sociedade, a adoção de medidas de combate à exclusão e solidão a que os idosos estão sujeitos, sobretudo após a saída do mundo laboral. A animação teatral, uma disciplina com uma dimensão educativa, artística, social e cultural, pressupõe dotar as pessoas de mecanismos para saírem da sua passividade e agirem sobre as suas próprias vidas, promovendo a socialização e o convívio entre estas, bem como a aquisição de novos conhecimentos e competências, inserindo-se numa perspetiva de educação ao longo da vida. E, nesse sentido, poderá contribuir para um processo de envelhecimento ativo. O nosso projeto de pesquisa teve, pois, como meta fundamental tentar compreender o contributo da animação teatral para o processo de envelhecimento ativo das pessoas idosas. Selecionamos para o efeito uma Instituição da cidade de Braga com valências direcionadas para o atendimento ao idoso. A natureza compreensiva da investigação levou-nos a convocar o estudo de caso como metodologia privilegiada. Os dados foram recolhidos através do diário de bordo e da observação participante, do inquérito por questionário e da entrevista semiestruturada de grupo. A análise e discussão dos resultados permitiram constatar que o projeto de animação teatral que implementamos contribuiu para: fomentar e reforçar a participação ativa dos seniores; melhorar o seu bem-estar físico, mental e psicológico; estabelecer e consolidar relações; transmitir a sua herança cultural e expressar um sentir individual e coletivo; melhorar a sua forma de comunicar e expressar e adquirir novos conhecimentos.
The decrease of birth rates associated with the increase of average life expectancy has led to the inversion of age pyramids all over the world. The growing number of older people presents economical and social challenges to our societies. Therefore, the society and the various countries must take measures in order to fight exclusion and solitude. These are problems that the elderly face everyday, especially after they retire. Theatrical activities, a subject area with educational, artistic, social and cultural dimension, aim to provide people with mechanisms that will enable them to break out from their passivity and to take control of their own lives, through socialisation and interaction between them as well as acquisition of new knowledge and skills. These activities are part of lifelong learning. They will therefore lead to a process of ative ageing. Then, the essential goal of our research project was trying to understand the contribution of theatrical activities to the process of ative ageing of older people. To do so, we have chosen an institution located in Braga, which is specialized in elderly care. The comprehensive nature of the study required us to use the case study as the preferred methodology. The data were collected through the logbook, the participant observation, the survey questionnaire, and the semisstructured interview. The analysis and discussion of the results allowed us to find that our project of theatrical activities has helped to: foster and strengthen the ative participation of senior people; improve their physical, mental and psychological well-being; establish and consolidate relationships; pass on their cultural heritage and express an individual and collective feeling; improve their way of communicating and expressing themselves and acquire new knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Animação Teatral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21030
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese mestrado Animação Teatral - Carla Cunha.pdf2,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID