Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20793

Título“Eu é que fico com a minha irmã”: vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo
Autor(es)Colonna, Elena
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveSociologia da Infância
Moçambique
Vida quotidiana
Espaço urbano
Cuidar de crianças
Sociology of Childhood
Mozambique
Everyday life
Urban space
Child caregiving
Sociologia dell’Infanzia
Mozambico
Vita quotidiana
Spazio urbano
Cura dei bambini
Data18-Jun-2012
Resumo(s)Partindo dos pressupostos da Sociologia da Infância, que considera as crianças como actores sociais e a infância como uma construção social e cultural, o presente trabalho objectiva investigar a experiência específica de “ser criança” das crianças de um bairro da periferia de Maputo, em Moçambique. A pesquisa, desenvolvida por um período de 18 meses, foi dividida em duas etapas: a primeira teve lugar na escola, para entrar em contacto com as crianças (3 turmas de 6ª classe por um total de 120 crianças, entre os 10 e os 17 anos de idade) e ter uma visão geral sobre as suas vidas, as suas experiências quotidianas e a maneira como elas as representam; a segunda fase realizou-se fora da escola, para acompanhar as rotinas quotidianas das crianças, em casa e em outros espaços, e envolveu algumas crianças do primeiro grupo, mais um conjunto de outras crianças parentes, amigas ou vizinhas destas, através da amostragem em bola-de-neve. A metodologia de investigação utilizada foi a etnografia, complementada por um conjunto de ferramentas inspiradas nas metodologias participativas e visuais, tais como entrevistas, grupos de discussão, pequenas dramatizações, conversas informais (técnicas de carácter oral), fotografias, vídeos, desenhos (técnicas de carácter visual) e ensaios e diários (técnicas escritas). A partir da relevante quantidade de dados construídos, o estudo focaliza-se em três principais âmbitos do quotidiano das crianças: a organização e o uso do tempo diário, marcado por rotinas e acontecimentos; a mobilidade das crianças no espaço público, principalmente no bairro mas também em outros contextos; finalmente, o trabalho das crianças e, nomeadamente, a actividade de tomar conta de outras crianças. Cada um destes aspectos é analisado tanto em termos de práticas quanto de representações. Os resultados apontam que as experiências das crianças que participaram na investigação, aparentemente “fora do lugar” à luz do modelo de infância hegemónico e eurocêntrico, fazem sentido quando estudadas no âmbito dos valores e das condições sociais e culturais do contexto onde elas se inscrevem. Finalmente, o estudo revela a agência das crianças e a sua participação activa na vida familiar.
Based on the assumptions of the Sociology of Childhood, which considers children as social actors and childhood as a social and cultural construction, this study aims to investigate the specific experience of “being a child” of children in a suburb of Maputo, in Mozambique. The fieldwork, developed over a period of 18 months, was divided into two stages. The first one took place in a primary school, so as to get in contact with children and have an overview of their everyday lives and of the ways they represent them. Research activities involved three classes of 6th grade for a total of about 120 children, aged between 10 and 17. This stage was also useful to identify the children who wanted to participate in the second part of the research. The second phase was developed out of school, accompanying the children in their daily lives at home, outdoors and wherever they went. Initially, this stage involved few children of the first group. But, through a snow-ball sampling, an important number of other children and some adults, who were relatives, friends or neighbours of the first group children, also had an active role in the research process. The main methodology was ethnography, complemented by a set of tools inspired by the visual and participatory methodologies, such as interviews, focus groups, small role plays, informal conversations (oral techniques), photographs, videos, drawings (visual techniques) and essays and diaries (writing techniques). From the relevant amount of generated data, the study focuses on three main areas of everyday life of children: organization and use of daily time, characterized by routines and events; mobility of children in public space, especially in the neighborhood but also in other contexts; finally, children work and, in particular, child and sibling caregiving. Each of these aspects is discussed in terms of practices and representations. The results show that the experiences of children who participated in the research, apparently “out of place” in relation to the hegemonic and Eurocentric model of childhood, make sense when studied in the framework of local social and cultural values and conditions. Finally, the study contributes to reveal the agency of children and their active participation in family life.
Partendo dai presupposti della Sociologia dell’Infanzia, che considera i bambini come attori sociali e l’infanzia come una costruzione sociale e culturale, il presente lavoro ha l’obiettivo di indagare la specifica esperienza di “essere bambino” dei bambini di un quartiere di periferia di Maputo, in Mozambico. La ricerca, svolta per un periodo di 18 mesi, é stata divisa in due fasi: la prima é stata realizzata a scuola, per entrare in contatto con i bambini (3 classi del 6º anno per un totale di circa 120 bambini tra i 10 e i 17 anni) e per avere una visione generale delle loro vite, delle loro esperienze quotidiane e del modo in cui le rappresentano; la seconda parte si é svolta fuori dalla scuola, per seguire le routine quotidiane dei bambini, sia in casa che in altri contesti, e ha coinvolto alcuni bambini del primo gruppo più un numero significativo di altri bambini loro familiari, amici o vicini, attraverso un campionamento a palla-di-neve. La metodologia di ricerca utilizzata é stata l’etnografia, corredata da una serie di strumenti inspirati alle metodologie partecipative e visuali, come interviste, gruppi di discussione, piccole rappresentazioni teatrali, conversazioni informali (tecniche orali), fotografie, video, disegni (tecniche visuali) e temi e diari (tecniche scritte). Partendo dalla considerevole quantità di dati costruiti, lo studio si focalizza su tre aspetti principali della quotidianità dei bambini: l’organizzazione e l’uso del tempo, segnato da routine e avvenimenti; la mobilità dei bambini nello spazio pubblico, soprattutto nel quartiere ma anche in altri contesti; infine, il lavoro dei bambini e, nello specifico, la loro attività di prendersi cura di altri bambini. Ognuno di questi aspetti é analizzato sia in termini di pratiche, che di rappresentazioni sociali. I risultati indicano che le esperienze dei bambini che hanno partecipato alla ricerca, apparentemente “fuori luogo” se considerate alla luce del modello di infanzia egemonico eurocentrico, hanno senso quando vengono studiate partendo dai valori e dalle condizioni sociali e culturali dove questi sono inseriti. Infine, il lavoro rivela l’agentività dei bambini e la loro partecipazione attiva alla vita familiare.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Sociologia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20793
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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