Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20686

TítuloResponsabilidade social: o discurso e as práticas dos empresários do sector do calçado no concelho de Guimarães : um estudo multicaso
Autor(es)Salgado, Maria Joana Mendes
Orientador(es)Veiga, Carlos
Palavras-chaveResponsabilidade social
Teoria dos Stakeholders
Gap
Discursos e práticas
Social responsibility
Stakeholders' theory
Discourses and practices
Data2012
Resumo(s)Desde o século XX, em particular depois dos anos 50, que a responsabilidade social tem sido tema central e tem suscitado constantes debates, tanto no meio académico no meio empresarial. O conceito de responsabilidade social está frequentemente associado à atitude das organizações e por isso se fala em responsabilidade social empresarial, normalmente associada às grandes empresas que dispõem os recursos monetários necessários à sua implementação e que possuem a capacidade de influenciar decisões políticas nos países onde atuam. O objetivo deste trabalho foi averiguar se o discurso dos empresários do setor do calçado no concelho de Guimarães está ou não em consonância com as suas práticas na questão da responsabilidade social. Partimos então de um estudo comparativo entre duas empresas do setor do calçado no concelho de Guimarães, de forma a conhecer os discursos e práticas dos empresários nesta temática. Para alcançar este objetivo, realizamos uma revisão da literatura sobre o conceito de responsabilidade social, através da análise das diferentes abordagens teóricas com principal ênfase na Teoria dos Stakeholders, a base de toda a nossa investigação, e relacionamos os conceitos de responsabilidade e ética, fazendo referência à estreita relação entre eles. Completamos o enquadramento teórico e conceptual com um capítulo dedicado a uma “gap” entre a teoria e a prática, isto é, a uma “falha” entre o discurso e a ação dos empresários. Como suporte prático da nossa investigação, foi realizado um estudo multicaso às duas empresas deste estudo, obedecendo às seguintes etapas: realização de entrevistas, transcrição, análise de conteúdo e discussão de resultados. Mediante os resultados obtidos, verificamos que o discurso dos responsáveis pelas duas empresas revela diferenças significativas. O discurso da empresa A remete para a Tese da Moral Mínima apresentando ações próximas do que é exigido por lei, embora apresente algumas ações que permitem pensar que ultrapassam os padrões mínimos. Por sua vez, o discurso da empresa B ultrapassa a Tese da Moral Mínima aproximando-se da Teoria dos Stakeholders. Em suma, nas empresas que estudamos é evidente que não existe um desfasamento entre a retórica e a gestão dos empresários. No entanto, podemos afirmar que os empresários devem-se pautar por uma mudança nas suas ações e uma maior convicção nos seus discursos e implementação de práticas de responsabilidade social, ajustados às particularidades do setor em que estão envolvidos.
Since the twentieth century, particularly after the '50s, social responsibility has been central and has constantly raised debates, either in academia or in the business environment. The concept of social responsibility is frequently coupled to the corporations' attitude, and thus we talk about corporate social responsibility, usually associated with large companies possessing both the monetary resources needed to implement it and the ability to influence their countries' political decisions. Our aim is to assess whether the business owners' discourse in the footwear industry of Guimarães is in concordance to their practices regarding social responsibility. We begin with a comparative study between two companies in the footwear industry of Guimarães, in order to learn the discourses and practices of business owners regarding this issue. To achieve this goal, we review literature on the concept of social responsibility by analyzing different theoretical approaches with special emphasis on the Stakeholders' Theory, the basis of our investigation, and relate the concepts of responsibility and ethics, making reference to their close relationship. We complete this theoretical and conceptual framework with a chapter dedicated to the gap separating theory from practice, a mismatch between the entrepreneurs' discourse and actions. As practical support of our study, we conducted a multicase study on both companies, according to the following steps: interviews, transcription, content analysis and discussion of results. From the results obtained, we verify that the discourse differs significantly from one business owner to the other. Company A's discourse refers to the Moral Minimum Thesis, with actions close to what is demanded by law, even though some actions allow us to think they surpass minimum standards. In turn, Company B's discourse goes beyond Moral Minimum Thesis approaching Stakeholders' Theory. In short, there is a clear gap between the rhetoric and management of the entrepreneurs in the companies we studied. We can, however, say that they should guide themselves by a change in their actions and greater conviction in their discourses and implementation of social responsibility practices, tailored to address the specifics of the sector they're involved in.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20686
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado Sociologia_Joana Salgado_PG15076_2012.pdf
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