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https://hdl.handle.net/1822/20609
Título: | A qualidade da informação no RHV |
Autor(es): | Almeida, José Pedro Ramôa Portela de |
Orientador(es): | Abelha, António Ferreira, António Lobo |
Data: | 2009 |
Resumo(s): | As tecnologias de informação (TI) têm vindo a desempenhar um papel extremamente importante
nas organizações, em particular nas organizações de Saúde. O crescimento de aplicações de suporte à
gestão dos recursos humanos, gestão de stocks, gestão de produção, gestão financeira, gestão de
logística e fornecedores, entre outros, tem sido preponderante na expansão e desenvolvimento das
instituições nesta área, permitindo agilizar e automatizar toda uma panóplia de processos que lhe são
inerentes e, consequentemente, melhorar os cuidados de saúde prestados.
Actualmente, as necessidades operacionais de armazenamento e gestão da informação parecem
estar satisfatoriamente suportadas. Daí que, as preocupações anteriormente centradas na quantidade
de informação e no suporte aos processos operacionais, estejam hoje focadas num cenário de
informação em excesso, redundante e de difícil conciliação. Devido à incapacidade do ser humano em
analisar tamanho volume de dados, começam a surgir sistemas complexos com capacidade para
trabalhar facilmente os dados e apoiar a decisão, baseados em tecnologias como Data Warehouse
(DW) ou Data Mining (DM). Porém, a Qualidade da Informação (QI) gerada por estas poderosas
ferramentas depende intrinsecamente da coerência dos dados que foram inseridos. Será essa a
informação que posteriormente será dada aos gestores para tomarem decisões em conformidade com
os relatórios disponibilizados.
A presente dissertação vem reforçar a necessidade de se investigar sobre a qualidade dos dados
que estão a ser geridos pelas principais aplicações de uma organização, bem como a consistência e
coerência da informação que é extraída. O principal objectivo será investigar a QI de uma aplicação
central na área hospitalar, mais concretamente a da aplicação RHV (Recursos Humanos e
Vencimentos) que, à data da presente dissertação, é utilizada para gestão de recursos humanos no
Hospital de São João, E.P.E. Pretende-se partir para a descoberta de informação incompleta,
incoerente e inconsistente que esteja a ser gerida pela aplicação, procurando revelar à administração a
QI que tem vindo a ser reportada ao longo dos anos. A metodologia a implementar para a descoberta
de informação sem qualidade deverá ser capaz de se adaptar a qualquer tipo de negócio.
O objectivo final estará concentrado na correcção dos erros encontrados, no desenvolvimento de
mecanismos automáticos que possibilitem a verificação da QI armazenada, bem como no
melhoramento dos sistemas que até à data têm servido de suporte à decisão no âmbito dos recursos
humanos. Information technologies have acquired an extremely important paper in the organizations, particularly in Health organizations. The growth of applications yielded to support human resources, stocks, production, financial, logistics and suppliers management, among others, has been very important in the growth and development of institutions in this area. This allows to speed up and to automate the whole panoply of inherent processes and consequently to improve the health care provided. Nowadays, the operational requirements of storage and information management seem to be satisfactorily supported. Thereafter, the concerns previously centered in the quantity of information and operational processes support, are today focused in a scenario of in excess, redundant and of difficult conciliation information. Due to the lack of ability of the human being to analyze huge volumes of data, complex systems with capacity to easily work the data and to support the decision process, based on technologies as Data Warehouse or Data Mining, are emerging. However, the Information Quality produced by these powerful tools depends intrinsically on the coherence of the inserted data. It is this information that subsequently will be provided to decision makers, allowing them to take decisions in accordance with the available reports. The aim of this thesis is so strength the need to investigate the quality of the data that are being managed by the key applications of an organization, as well as the consistency and coherence of the information being extracted. The main objective will be to investigate the Information Quality of a central application in the nosocomial area, namely the application RHV which is currently used for the human resources information management at the São João Hospital. It is intended to uncover incomplete, inconsistent and incoherent information being managed by the application, in an effort to show the inaccurate information that has been reported throughout the years. The methodology will have to be adaptable to any business scenario. The final objective is to repair the data errors, to develop automatic mechanisms that make possible the checking of the information quality stored in the future, and in the improvement of the systems that have been serving of support to the decisions taken in the context of the human resources. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Biomédica (ramo de Informática Médica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20609 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |