Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20370

TítuloO future problem solving program internacional (FPSPI) como um possível instrumento interventivo na sobredotação: caracterização do programa
Autor(es)Azevedo, Ivete
Morais, Maria de Fátima
Cramond, Bonnie
Palavras-chaveCriatividade
Futur Problem Solving Program
CPS
Treino de criatividade
Data2012
EditoraAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
RevistaSobredotação
Resumo(s)O FPSPI- Future Problem Solving Program International é um programa educativo, internacionalmente validado, visando o desenvolvimento de competências de resolução de problemas (em crianças, jovens e nos aplicadores do programa), tais como o pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, comunicação oral e escrita, trabalho em equipa, gestão emocional e tomada de decisão. Paralelamente, promove no contexto escolar a motivação para a aprendizagem, o rendimento escolar, o papel ativo do aluno e o envolvimento da (e na) comunidade. Em termos práticos, o desenvolvimento acontece dando aos participantes oportunidades de exercitar tais competências enquanto exploram temas relacionados com o futuro. Apesar de não ser um programa de intervenção especificamente dirigido a sobredotados, internacionalmente tem vindo a ser adotado como um dos instrumentos que vão ao encontro da necessidade formativa deste grupo. Pretende-se então contextualizar e apresentar tal programa, sumariamente, sensibilizando ainda para resultados positivos da sua aplicação.
Abstract The FPSPI-­‐Future Problem Solving Program International is an educational program with international validation and oriented to the development of creative problem solving skills in participants (pre-­‐adolescents and adolescents) and mentors (adults). These skills include creative, critical and analytical thought, communication, emotions and decision making. FPSP also promotes learning motivation and scholarly achievement through the active role of the pupils and their engagement in the community. This development of skills results from a problem solving process that challenges participants to face problems creatively and with a futuristic approach. It is not a specific program oriented to gifted people, but it has been adopted internationally as an useful tool in order to address psychological characteristics frequently related to this population. This paper will present some guidelines about foundations, goals and methodology inherent to the program and will underline some positive results of its application
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20370
ISSN0875-0106
Versão da editoraThe original publication is available at www.aneis.org
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sobredotação.pdfartigo treino de criatividade209,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID