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https://hdl.handle.net/1822/20185
Título: | As actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão |
Autor(es): | Jacob, Vera Margarida Pereira |
Orientador(es): | Dourado, Luís Gonzaga Pereira |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | As mudanças científicas e tecnológicas exigem indivíduos com uma educação
abrangente em diversas áreas, e com capacidade de aprender ao longo da vida. Neste contexto,
o ensino das ciências é condição imprescindível para que, em simultâneo com a aquisição dos
conteúdos de ciência, se desenvolvam processos científicos e capacidades investigativas como a
recolha de dados, a selecção de evidências, elaboração de previsões e o teste das mesmas, com
vista à construção de argumentos fundamentados e de explicações de fenómenos físicos e
naturais. As actividades laboratoriais correspondem a um recurso didáctico de valor
inquestionável que pode permitir aos alunos um envolvimento activo durante o qual formulam
explicações diversas, que, quando devidamente exploradas, podem conduzir a aprendizagens,
conceptuais, procedimentais e de metodologia científica, bem como à transposição destas para
situações do dia-a-dia.
A presente investigação, centrada no primeiro ciclo Ensino Básico e no tema "a
germinação do feijão" teve como finalidade analisar as explicações que os alunos formulam,
para o fenómeno físico em causa, reproduzido em contexto laboratorial. A recolha de dados
envolveu a realização de entrevistas individuais a 12 alunos do 4º ano de escolaridade. Os
alunos tinham que prever o que aconteceria ao longo de várias semanas e, após observarem o
fenómeno, explicar as observações efectuadas. Os resultados obtidos, analisados com base
numa tipologia de explicações disponível na literatura, sugerem que os alunos, tendem a usar
explicações pouco complexas evocando razões simples e incompletas, privilegiando assim as
explicações descritivas e as causais. As explicações que formulam são influenciadas pelas suas
concepções alternativas e pelas suas vivências quotidianas, teórica e empiricamente pouco
fundamentadas.
Esta investigação revelou assim, a importância de fomentar situações educativas que
levem os alunos a desenvolver a competência de explicar fenómenos e de lidar com dados, bem
como de conhecer as explicações cientificamente correctas para esses fenómenos. Sempre que
possível, os professores devem solicitar aos alunos previsões e explicações acerca de fenómeno
relacionados com situações do dia-a-dia, a fim de auxiliar a transferência das aprendizagens para
as suas vivências como cidadãos. The scientific and technological changes require individuals with a broad education in several areas, and ability to learn throughout life. In this context, the teaching of science is an indispensable condition, simultaneously with the acquisition of the contents of science, to develop investigative skills and scientific processes such as data collection, the selection of evidence, preparation of forecasts and the same test, for the construction of reasoned arguments and explanations of physical and natural phenomena. The laboratory activities correspond to a teaching resource of unquestionable value allows students to an active involvement during which they formulate different explanations, which, when properly exploited, can lead to learning, conceptual and procedural scientific methodology, as well as the transposition of these into the day-to-day life. This research focused on primary school on the theme "the germination of beans" and its aim was to analyze the students formulating explanations for the physical phenomenon in question, reproduced in the laboratory context. Data collection involved conducting individual interviews with 12 students from the 4th grade. Students had to predict what would happen over several weeks and, after observing the phenomenon, they ought to explain the observations. The results were analyzed based on a typology of explanations available in the literature, and they suggested that students tend to use less complex explanations invoking simple and incomplete reasons, thus privileging the descriptive and causal explanations. The explanations that they formulate are influenced by their misconceptions and their everyday experiences, both theoretically and empirically not well justified. This research has thus revealed the importance of promoting educational situations that lead students to develop competence to explain phenomena and to handle data as well as to know the scientifically correct explanations for these phenomena. Whenever possible, teachers should ask students predictions and explanations of phenomena related to the day-to-day life in order to support the transference of learning to their experiences as citizens. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20185 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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