Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20174
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Augusta | - |
dc.contributor.author | Braga, Maria de Fátima Dias | - |
dc.contributor.author | Augusto, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Martins, Cristina Araújo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Odete | - |
dc.contributor.author | Rosário, Rafaela | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-11T16:32:25Z | - |
dc.date.available | 2012-09-11T16:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-05-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20174 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção ação centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigação-intervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional da Supervisão em Enfermagem. A experiência de intervenção é constituída por sete encontros, dos quais quatro são oficinas de formação em supervisão. A principal técnica de recolha da informação no decurso do projeto é o grupo de discussão, constituído por onze enfermeiros e sete docentes supervisores. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos privilegiam esta técnica de investigação qualitativa em diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre os registos expressados por todos os participantes, conferindo à experiência uma melhor compreensão da articulação Escola de Enfermagem e Hospital. Os resultados preliminares sugerem a importância da intervenção ação colaborativa no sentido de potenciar o desenvolvimento de referenciais de qualidade da supervisão em Enfermagem por parte dos supervisores em contexto de trabalho e a mudança das suas práticas, bem como à análise de modos de agir quando supervisionam os estudantes. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Articulação Escola de Enfermagem e Hospital | por |
dc.subject | Supervisão em Enfermagem | por |
dc.subject | Grupo de discussão | por |
dc.title | A articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores: o grupo de discussão | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 24 - 27 Jun. 2012 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 5449 | por |
oaire.citationEndPage | 5461 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência | por |
sdum.conferencePublication | Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência | por |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Páginas de livro_de_textos_Macedo_et_al.pdf | Livro de textos e de resumos do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária: Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência | 880,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |