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dc.contributor.authorMacedo, Ana Paula-
dc.contributor.authorSilva, Maria Augusta-
dc.contributor.authorBraga, Maria de Fátima Dias-
dc.contributor.authorAugusto, Cláudia-
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Odete-
dc.contributor.authorRosário, Rafaela-
dc.date.accessioned2012-09-11T16:32:25Z-
dc.date.available2012-09-11T16:32:25Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.isbn978-989-8471-05-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20174-
dc.description.abstractEsta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção ação centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigação-intervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional da Supervisão em Enfermagem. A experiência de intervenção é constituída por sete encontros, dos quais quatro são oficinas de formação em supervisão. A principal técnica de recolha da informação no decurso do projeto é o grupo de discussão, constituído por onze enfermeiros e sete docentes supervisores. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos privilegiam esta técnica de investigação qualitativa em diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre os registos expressados por todos os participantes, conferindo à experiência uma melhor compreensão da articulação Escola de Enfermagem e Hospital. Os resultados preliminares sugerem a importância da intervenção ação colaborativa no sentido de potenciar o desenvolvimento de referenciais de qualidade da supervisão em Enfermagem por parte dos supervisores em contexto de trabalho e a mudança das suas práticas, bem como à análise de modos de agir quando supervisionam os estudantes.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArticulação Escola de Enfermagem e Hospitalpor
dc.subjectSupervisão em Enfermagempor
dc.subjectGrupo de discussãopor
dc.titleA articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores: o grupo de discussãopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate24 - 27 Jun. 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage5449por
oaire.citationEndPage5461por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleEnsino Superior: Inovação e qualidade na docênciapor
sdum.conferencePublicationEnsino Superior: Inovação e qualidade na docênciapor
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

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Páginas de livro_de_textos_Macedo_et_al.pdfLivro de textos e de resumos do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária: Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência880,62 kBAdobe PDFView/Open

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