Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20147

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, António R.-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2012-09-07T13:44:18Z-
dc.date.available2012-09-07T13:44:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0872-3915por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20147-
dc.description.abstractO rendimento escolar na disciplina de matemática serve de mote para refletir sobre os processos cognitivos implicados na resolução de problemas propostos por Polya (1981). Assim, procuramos estudar as diferenças nos processos cognitivos entre alunos com maior e menor aproveitamento na disciplina de matemática em tarefas de resolução de problemas de matemática. O estudo envolveu 30 alunos do 6º ano de escolaridade que se situaram no percentil 90 numa prova psicológica de raciocínio numérico. Estes 30 alunos foram repartidos por dois grupos diferenciados no seu rendimento escolar, um com maior rendimento (alunos de nível 4 ou 5 na disciplina de Matemática) e outro com menor rendimento (alunos de nível 2 ou 3). As hipóteses em análise procuram identificar diferenças nos processos cognitivos mobilizados por estes dois grupos de alunos que, embora similares ao nível do raciocínio numérico, se diferenciavam no seu rendimento escolar na disciplina de matemática. Os resultados apontam para diferenças estatisticamente significativas nos processos cognitivos elaboração, resolução (propriamente dita) e verificação. Quando se analisou a relação entre processos verificou-se que também aqui surgiram diferenças. No grupo de maior rendimento o processo que mais explicava a resolução era a verificação, enquanto que no grupo de menor rendimento era a planificação.por
dc.description.abstractAcademic achievement in the discipline of mathematics gives the tone to reflect on the cognitive processes involved in problem solving proposed by Polya (1981). Thus, we discuss the differences in cognitive processes between students with higher and lower performance in the discipline of mathematics in problem-solving tasks in mathematics. The study involved 30 students from sixth grade students who were above the 90th percentile in psychological testing of numerical reasoning. These 30 students were divided into two distinct groups in academic performance, with a higher yield (students at level 4 or 5 in Mathematics) and one with the lowest income (students at level 2 or 3). The hypotheses under consideration seek to identify differences in cognitive processes mobilized by these two groups of students, although similar in terms of numerical reasoning, distinguished themselves in their academic performance in the discipline of mathematics. The results indicate statistically significant differences in cognitive processes drawing, resolution (itself ) and verification. When we analyzed the relationship between processes it was found that also here differences appeared. In the group of higher performance the cognitive process that most explained the resolution was the verification process while in the lowest income group was planning.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem da matemáticapor
dc.subjectResolução de problemas em matemáticapor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectProcessos cognitivospor
dc.titleProcessos cognitivos e resolução de problemas em alunos com elevado raciocínio numérico : diferenças entre alunos de maior e menor rendimento escolarpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=198933&rid=198934por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage16por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleQuadrantepor
oaire.citationVolumeXXpor
sdum.journalQuadrantepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Processos cognitivos.pdfArtigo em Revista89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID